É sabido da grande colônia Japonesa presente na Cidade de São Paulo, assim como a presença assídua de muitos japoneses visitando a cidade, a lazer ou a trabalho.
Estas são apenas algumas das razões porque São Paulo detém enorme número de restaurantes orientais.
A outra razão é a grande admiração do paulistano por esta gastronomia.
Desde a década de 70 os restaurantes japoneses começaram a se espalhar pela cidade, a partir do Bairro da Liberdade, o bairro Japonês de São Paulo.
Mesmo com toda esta presença da gastronomia nipônica na cidade, os cafés da manhã japoneses não são tão comuns e são oferecidos, em sua maioria, em hotéis com tradição na recepção de Japoneses.
Um dos mais fiéis aos padrões de serviço é o Hotel InterContinental.
O compromisso do hotel com a qualidade servida aos japoneses e outros visitantes que queiram conhecer, pode ser comprovado com a presença de Kátia, que recebe treinamento no Japão anualmente. Além de comandar o café da manhã japonês, ela também se comunica com os hóspedes antes de sua chegada ao hotel e os recepciona com o Ipad sintonizado nas notícias na língua japonesa.
Mas os mimos aos orientais não param por aí, os quartos também são preparados com mensagens de boas vindas, de forma a fazer os hóspedes se sentirem em casa.
O café da manhã típico é servido em uma estação exclusiva do Restaurante Tarsila, onde a primeira refeição do dia é servida a todos os hóspedes. Katia, que também faz questão de cumprimentar todos os hóspedes japoneses no restaurante explica a necessidade de manter a composição e a disposição dos elementos da refeição conforme costumes orientais.
Mas esta seleção de receitas matinais também está à disposição dos outros hóspedes e apaixonados por esta gastronomia, ou curiosos sobre como se toma café da manhã do outro lado do mundo. Na verdade pudemos observar durante nossa visita que a estação especial do Café da Manhã Japonês representa grande diferencial para o restaurante, pois era a estação mais movimentada! Percebemos que visitantes de todas as nacionalidades acabam tendo vontade de degustar esta culinária pela manhã.
A refeição matinal é formulada com bases nutricionais e sensoriais. Ela contém em sua composição de vitaminas, fibras, carboidratos e proteínas, assim como estão presentes praticamente todas as cores e sabores (salgado, doce, azedo, amargo e umami).
Katia nos informa que os japoneses não apreciam alterações nos costumes de confecção e serviço de sua alimentação. Esta é a razão da maioria dos ingredientes ser importado.
Além disso as reposições de itens na estação são constantes, tanto de ingredientes, como de temperos e louças.
Todo esse esforço tem dado resultado, pois de Janeiro a Agosto o Hotel já recebeu mais de 2 mil reservas de japoneses.
O Café da Manhã Japonês
O buffet é composto de:
tempero para arroz ( saches coloridos)
algas – temperadas para comer com arroz
1- pepino em conserva
2- legumes ao shoyu – Fukushinzuke
3- conserva de nabo – Takuan
4- cebolinha em conserva – Rakyo
5- conserva de shimeji – Nametake
6- conserva de ameixa – Umeboshi
7- Shoyu Importado Kikkoman
Itens para Missoshiru
1- tofu fresco em cubos pequenos
2- Tofu frito – Ague
3- cebolinha em tiras finas – Negui
OBS: MISSO – pasta de soja IMPORTADA
Cha verde – Importado
A montagem típica da bandeja para aproveitar ao máximo este café é feita da maneira abaixo:
Em comparação com o café da manhã ocidental, no geral o japonês é bem mais saudável e tem toda uma filosofia alimentar e nutricional. A refeição é leve, porém substanciosa o bastante para iniciar o dia sem a sensação de estufado.
Portanto, para aqueles que desejam conhecer a primeira refeição japonesa do dia, o Restaurante Tarsila, no Hotel InterContinental oferece o que há de mais autêntico na Cidade de São Paulo.
Hotel Intercontinetal
Endereço: Al. Santos, 1123 – SP
Telefone: (11) 3179-2625
www.icsaopaulo.com.br