Ícone do site Olhar Turístico

México, herança e riqueza cultural na mesa

jalapeño recheado

A comida Mexicana tem algumas receitas de renome internacional, como os tacos, as fajitas e as salsas. Mas existem ainda tantos outros sabores tradicionais espalhados pelo cardápio do país, que surpreende pela diversidade e pela exclusividade desta cozinha. Tanto que a Gastronomia Mexicana foi considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco.

Além da óbvia influencia espanhola, a cozinha mexicana tem elementos da cozinha africana, do oriente médio e também da asiática.

Praticamente todos os estados e regiões têm suas próprias receitas com técnicas e ingredientes diferentes. Como o país faz fronteira com o sudoeste americano e os americanos adoram a comida mexicana surgiu a gastronomia Tex-Mex, uma simbiose culinária para agradar as preferências do Tio Sam.

Uma das características sempre presente na mesa mexicana é o colorido dos pratos e sua diversidade. Os pilares desta gastronomia, sem dúvida são o milho, um dos principais ingredientes da culinária Mesoamericana e cultivado em mais de 40 espécies no país, as pimentas que estão em praticamente todos os pratos mexicanos, o feijão e os tomates. Também há séculos na mesa mexicana, o chocolate que remonta aos povos antigos do continente, como os Maias e Astecas.

Os principais pratos mexicanos “exportados” para outras culturas são o taco, o burrito, o guacamole, nachos, salsa, carnita… hummm, e tantos outros. Muitos alimentos podem ser ingeridos numa tortilla, que são discos de Paes de milho (maíz). E são consumidos com as mãos. Outro produto muito conhecido é o Totopo, que ganhou uma versão industrializada chamada Doritos, de sabor artificial e nem de perto as tortillas fritas para comer com guacamole, salsa e queijo cheddar. A pimenta jalapeño também tem espaço internacional considerável.

Outro grande astro desta gastronomia e conhecida mundialmente é a Tequila, a principal bebida do México, do estado de Jalisco.

No Brasil não tivemos nenhum grande fluxo de mexicanos imigrantes, nem tampouco bairros ou colônias em São Paulo, mas atualmente são muitos os restaurantes desta cultura, até mesmo em formato de franquia.

Mas sem dúvida, o maior sucesso dessa culinária na capital paulista tem sido as paletas mexicanas, picolés feitos principalmente a partir de frutas. Os locais de venda dos picolés são chamados de paleterias e os produtores os paleteros.

Abaixo curioso mapa gastronômico do México desenvolvido por Mappery.com

 

Restaurantes Mexicanos em São Paulo:

Dedo de la Chica, inspiração mexicana na Vila Madalena

Num simpático e colorido sobrado do bairro da Vila Madalena fica o restaurante Dedo de la Chica. Os visitantes tem à sua disposição salões internos, com […]
Sair da versão mobile