Ícone do site Olhar Turístico

Grandes Museus Brasileiros batem recordes de visitação

O Inhotim e o Museu do Amanhã se destacam na preferência do público.
Esses dois grandes museus brasileiros atingem visitação recorde e se consolidam como principais pontos turísticos, tanto em Minas Gerais, como no Rio de Janeiro.

O Instituto Inhotim alcançou a marca de 3 milhões de visitantes desde sua abertura ao público, em 2006. Conhecido por seus relevantes acervos de arte contemporânea e botânico, o Inhotim tornou-se um dos principais destinos turísticos e culturais do Brasil e de Minas Gerais. Anualmente, mais da metade dos visitantes têm acesso ao Inhotim gratuitamente por meio das quartas-feiras gratuitas e dos projetos socioeducativos do Museu.

Celacanto Provoca Maremoto de Adriana Varejão

Celacanto Provoca Maremoto de Adriana Varejão

Galeria True Rouge de Tunga

Galeria True Rouge de Tunga

No ano de 2017, o Museu recebeu 345.829 visitantes, um crescimento de 7,5% na comparação com 2016, que fechou com 321.724. Em julho do ano passado, o Inhotim bateu recorde histórico de visitação mensal, com mais de 63 mil pessoas, e recorde diário de 13.500 na quarta-feira gratuita.

Segundo pesquisa da Vox Populi, 57% dos visitantes são provenientes de Minas Gerais; 30%, de outros estados; e 13% de outros países — a porcentagem de estrangeiros chegou a 20% durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil.

O Instituto Inhotim representou uma importante guinada econômica para Brumadinho, provocando aumento no setor turístico e hoteleiro, além de representar uma nova perspectiva para os jovens que têm no Inhotim seu primeiro emprego. Atualmente, o Inhotim conta com cerca de 600 funcionários (diretos e indiretos) – aproximadamente 90% dos funcionários são da região.

 

Um dos maiores ícones turísticos e culturais do país, o Museu do Amanhã chega à marca de 3 milhões de visitantes em 32 meses de operação. O equipamento carioca símbolo da revitalização da região portuária vem mantendo média mensal três vezes superior a de outras instituições brasileiras.

Atrações Digitais do Museu do Amanhã

Atrações Digitais do Museu do Amanhã

Exemplo de Modernidade

Exemplo de Modernidade

A programação do equipamento cultural, orientada pelos valores da sustentabilidade e da convivência, contribui para que seja o museu mais visitado do Brasil e da América do Sul. São mais de 100 eventos com a proposta de sermos um espaço de debate das questões mais relevantes para a nossa sociedade. Além de estarmos atraindo um novo público: pessoas que não costumavam frequentar museus, mas que, agora, passaram a gostar e ainda retornam. Para nós, isso é motivo de maior alegria”, comenta Ricardo Piquet, diretor-presidente do Museu do Amanhã.

 

Veja matéria exclusiva sobre Inhotim e Museu do Amanhã

Sair da versão mobile