Para muitos brasileiros que vivem nas cidades grandes, longe das matas e das grandes florestas, a cozinha brasileira parece derivar exclusivamente da influência das imigrações, sejam dos europeus, dos asiáticos, ou dos africanos que vieram infelizmente como escravos.
Os restaurantes da cidade de São Paulo por exemplo são em sua maioria de nacionalidade estrangeira e mesmo os brasileiros oferecem em seus cardápios muitas receitas com forte passado além Mar.
Mas ainda bem que alguns dos melhores chefs do páis, encabeçados por Alex Atala, o “Ministro” da Gastronomia Brasileira, com duas estrelas Michelin embasadas, em boa parte, em comida de índio preparada com muita sofisticação.
Além de fazer sucesso mundialmente, o chef natural da Mooca ainda estabeleceu um Instituto para pesquisar e valorizar os ingredientes nacionais usados por quem ocupa a Terra Brazilis há muito tempo.
Em comemoração ao mês do índio (abril), o Senac promoveu a palestra do Chef Rubens Salfer (um dos sub-chefs do Chef Alex Atala em seu aclamado restaurante DOM, em São Paulo.
Ele fez a apresentação “Cogumelos Yanomami – Culinária Brasileira Com Raízes Indígenas”, onde apresentou conhecimentos teóricos e modos de preparo deste alimento pouco difundido e utilizado no nosso país. Além do contato com os cogumelos coletados pelos Yanomami que habitam as florestas de montanha do extremo noroeste de Roraima e detêm grande conhecimento sobre a biodiversidade de seu território, conhecendo mais de dez espécies nativas de cogumelos comestíveis.
O talentoso chef, muito descontraído e com boa didática, ainda apresentou o Beiju, cujo preparo é realizado exatamente igual no Menu Degustação do DOM. A Tapioca, matéria prima do Beiju é um dos principais ingredientes utilizados nos pratos autorais de Alex Atala. Na verdade é o principal ingrediente proveniente do Nordeste Brasileiro em seu cardápio.
Antes tarde do que nunca o consumidor vai aprendendo o que temos e que, na maioria das vezes é melhor do que o que vem de longe, e claro, muito mais sustentável! Parabéns Chef Atala e Chef Rubens pela iniciativa.