São Paulo tem uma população oriental relevante, mas além desse fato, os Paulistanos adoram comida Asiática. Por conta disso a cidade tem assistido a abertura de casas que trabalham o cardápio do Oriente e não separadamente, como antes, com restaurantes exclusivamente japoneses, ou chineses…
Exemplo desta tendência é o Kyokutô, em Pinheiros. O local fica num imóvel aconchegante, bem localizado no bairro, com um salão de decoração contemporânea, que abriga até 43 comensais, seja em suas mesas, ou no extenso balcão expõe os adereços e equipamentos para serviço em suas prateleiras.
A proposta é apresentar comida caseira e de rua dos países asiáticos de forma itinerante. O Chef responsável, Rafael Dala propõe receitas tradicionais servidas em louças e acessórios importados, de forma a permitir autenticidade à experiência gastronômica.
O cardápio não será fixo, ou seja, será alterado a cada três meses. No primeiro trimestre de inauguração, o Kyokutô, que significa Extremo Oriente apresenta as cozinhas do Japão e da Coréia.
Vamos fazer uma viagem pelo cardápio do Japão e da Coréia:
Korokkê: do português Croquete, esta receita foi levada pelos Portugueses ao Japão e é muito similar aos bolinhos de carne que os Brasileiros estão acostumados. Facilmente encontrado nas ruas é uma comida popular e tradicional.
A casca crocante do empanamento com Panko, em conjunto com a cremosidade do recheio de cogumelos junto às batatas surpreendem. O de carne é saboroso e menos condimentado que o nacional.
Karaagê: o croquete de frango (foto de abertura) vem crocante e pode ser acompanhado de óleo com especiarias, disponível nas mesas, ou para sabor mais picante, o molhinho de pimenta Togarashi, também está em cada mesa.
O Karaagê Don consiste no mesmo ingrediente, servido com arroz, repolho e um tipo de maionese.
Doengang Goji Gui: esta receita coreana consiste em Berinjela assada e deglaciada, servida com pasta de soja coreana agridoce e traz sabor agridoce marcante. É servido em louças importadas que complementam a experiência no melhor estilo oriental.
Okonomiyaki: a chamada panqueca japonesa consiste de massa de farinha e ovos frita com os recheios que mais agradam os comensais. Na versão do Kyokutô foi servida com macarrão frito e massa delicada. Esta pode ser considerada uma receita de yaki moderno ou modanyaki.
Buta no Kakumi: barriga de porco cozida, carregada de colágeno, servida em molho formado pelo caldo do cozimento, shoyu, sakê e outras especiarias.
Tonkatsu: aqui é usada a copa lombo como ingrediente principal deste tradicional prato criado no século XIX no Japão. a carne costuma ser salgada, apimentada, passada levemente por farinha, mergulhada numa mistura de ovo e empanada com o panko antes de ser mergulhada na fritura. A carne empanada é servida com molho Tonkatsu, wasabi, repolho e rabanete.
Gyudon: o popular prato japonês consiste em arroz, coberto de fatias de carne, legumes cozidos e refogados e um ovo de codorna frito. Um prato reconfortante e que pode ser uma refeição completa, pela variedade de ingredientes e composição.
Dosirak: prato vegetariano da Coreia, que traz arroz, proteína animal e kimchi. Receita usual de ambas as Coreias e quer dizer carne acondicionada e sua apresentação é numa “marmita”. É consumido como comida de rua ou de pic-nic.
Karê Rice: curry estilo Japonês, acompanhado de missô. O curry originário da Índia chegou no Japão na segunda metade do séc. XIX e a receita principal com esse ingrediente é o Karê Raisu, ou arroz com curry. É servido com legumes com molho curry. Pode ter diferentes níveis de ardência, mas no Kyokutô o tempero e saboroso e suave.
Japchae: uma das principais receitas da Coreia, parece um prato de macarronada. O refogado de macarrão de batata doce chega reluzente à mesa e acompanhado de vegetais.
Jjigae: cozido Coreano que pode variar em sua execução de acordo com os ingredientes e condimentos. No Kyokutô duas versões estão disponíveis, ambas com caldo um pouco picante
com Kimchi (cozido com Kimchi, Tofu, Lombo de Porco em cubos, Cebola e Arroz)
Budae Jjigae (cozido com Lombo moído, Fiambre, Salsicha Viena, Kimchi, Cebola e Arroz)
Para finalizar a refeição uma receita Coreana de Batata Doce, Goguma, muito popular como docinho ou sobremesa. No Kyokutô é servido com Amêndoas e Mel.
Serviço:
Kyokutô
R. Cônego Eugênio Leite, 944 a – Pinheiros, São Paulo – SP
(11) 3062-7853
https://www.facebook.com/KyokutoSP/