O Nico Pasta & Basta é o mais recente empreendimento de um grupo com décadas de tradição na gastronomia da cidade de São Paulo.
Segundo a administração do Grupo:
O restaurante foi mais uma aposta do Grupo Sala Vip na região do Ipiranga, aonde o Grupo tem mais 3 casas gastronômicas: A pizzaria Sala Vip (fundada em 1992), o Bar do Nico (fundado em 2000) e a Nico Hamburgueria (fundada em 2013). O grupo acreditava que faltava no bairro um restaurante de nível do Nico Pasta e Basta. Foi uma decisão ousada, mas com sucesso!!
O restaurante fica localizado numa esquina do bairro do Ipiranga, com arquitetura moderna por fora e ambiente sofisticado por dentro. Quem assina o projeto é o renomado arquiteto Roberto Migotto. O salão principal tem as paredes revestidas de madeira e fica em torno de um pátio com luz natural e de onde se avista tanto a cozinha como a imensa adega de vidro no andar superior e que dispõe de mais de 100 rótulos para harmonizar com cada ocasião.
Como manda a tradição na cidade, a chegada dos comensais é recepcionada com couvert, que comportava Biscoito de Polvilho, Abobrinha, Patê de Limão e alguns tipos de pães. Chamou a atenção as belas louças decoradas usadas no restaurante.
O cardápio da casa segue a culinária italiana e quem inseriu o Filé à Parmegiana no cardápio do Nico Pasta & Basta foi a vencedora do Master Chef, Dayse Paparoto.
Os ingredientes utilizados no preparo são filet mignon , sal, pimenta do reino, ovo, cubinhos de pão de forma assado, molho pomodoro com manjericão e queijo mussarela. Aqui o pão de forma foi utilizado para substituir farinha de rosca, e dar uma textura crocante no prato. A receita tem como acompanhamento as Batatas Sauté.
Notas de degustação:
O molho com pedaços graúdos de tomate forma certa untuosidade com o pão de forma e o queijo, enquanto a carne era de boa altura, não muito alta para não liberar sangue ou água no preparo. A finalização com Grana Padano ralado para gratinar deu a diferenciação necessária a esta receita.
O serviço atencioso da casa não deixou de oferecer um vinho condizente com o prato e sugeriu o Antares Cabernet Sauvignon, um tinto jovem e moderno de uma região já próxima da Patagônia, muito fresco e com vibração para acompanhar o intenso molho do Parmegiana.
A massa em destaque no cardápio é a Alla Chitarra, que consiste em massa artesanal e que normalmente o corte é feito na frente do cliente em um instrumento de corte que se usa cordas de guitarras. A massa longa cozida é salteada no azeite com temperos e queijo e ainda recebe ainda uma farofa de pão dormido centenária e que faz toda a diferença.
Serviço:
Rua Costa Aguiar, 1586 – Ipiranga, São Paulo
(11) 2068-3000