Ícone do site Olhar Turístico

O Espaguete é a massa preferida dos Brasileiros

massa-spaghetti-com-camaroes-e-lulas

A pasta alimentícia é feita à base de sêmola de trigo e consiste em um fio longo, que pode ser desidratado ou fresco. Asim como outros tipos de massa, essa também se divide de acordo com a espessura e por consequência recebem outros nomes, como vermicelli, fidelini e capellini, além de spaguettini, spaguettoni… A denominação spaguetti é novidade e em alguns lugares no Norte da Itália, a massa era chamada de Vermicelli até a Segunda Guerra Mundial.

Massa especial Nero di Sépia

Geralmente as mais finas são comidas com molho de carne e as outras, chamadas de Pastasciutta, com molhos mais populares como bechamel, pomodoro, cuatro formaggi… No Brasil ainda o molho bolonhesa, ao sugo, alho e óleo…

Os cozimentos também variam de acordo com a região na Itália, sendo que os nortistas preferem mais cozido e os sulistas preferem “al dente”, ou menos cozido e mais firme.

Acredita-se que essas massas já eram produzidas e distribuídas na Sicília, hoje sendo considerada o berço das massas após a conquista muçulmana que provavelmente tenha trazido o conhecimento do Oriente. Era comum no séc. XVI apreciar as massas penduradas nos varais para secar, e cidades como Nápoles, Genova e outras da costa do Mediterrâneo.

O Italiano, que tem a massa em um lugar de honra no menu consome 30 kg por ano, com uma alimentação bem mais voltada para a masa que é um símbolo da cultura gastronômica no País, o Brasileiro mesmo com sua paixão consome apenas 5,7 kg por ano.

Em São Paulo especificamente, com centenas de restaurantes italianos e milhões de descendentes, representa hoje um dos melhores lugares do Mundo para se comer uma  boa massa. Desde as cantinas tradicionais até os ristorantes, o spaguetti é cativo nos cardápio, com os mais diferentes molhos que a criatividade dos cozinheiros brasileiros puderam imaginar.

Massa feita de pão artesanal

Escolha um dos muitos restaurantes Italianos da cidade de São Paulo e seja feliz.

Mangia che te fa bene!

 

Sair da versão mobile