O local manteve sua pompa original com espelhos, móveis, pisos, clarabóia, tudo vindo da Europa para representa os cafés e confeitarias do Velho Continente no Novo Mundo.
Na entrada, grandes balcões de vidro expõem os salgados e doces famosos há gerações e um dos motivos de sucesso incansável da Colombo ao longo dos anos. Este foram os primeiros balcões a gás instalados para manter os salgados sempre aquecidos enquanto expostos.
Destacam-se as Coxas Creme (uma das estrelas da casa) e os Empanados de Camarão. Ambos de tamanho avantajado, massas cremosas e ingredientes do recheio impecáveis. Nos doces, os pastéis portugueses se destacam, pois foram os primeiros a serem comercializados na cidade do Rio de Janeiro. Várias outras receitas centenárias podem ser encontradas no balcão dos doces.
Anexo ao balcão e antecedendo ao salão térreo, um espaço com souvenires e merchandising do local convida para a compra de uma lembrança. O visitante pode escolher entre ecobags temáticas, vinhos ou bolos e geleias.
O salão térreo chamado de Bar Jardim oferece um ambiente cercado de espelhos enormes, emoldurados em jacarandá, provenientes de Antuérpia e de tão pesados demoraram cinco dias em Carros de Boi do Porto até o local atual. Isso no início do século passado. Lá podem ser degustadas saladas, sanduíches, omeletes, ou mesmo os doces e salgados expostos nos balcões. Aqui são servidos o café da manhã e o chá da tarde que fizeram história na cidade.
O salão do mezanino abriga o Restaurante Cabral e além de oferecer a vista do salão térreo de cima, valorizando o belo piso original de ladrilho hidráulico, também está mais próximo da encantadora claraboia em vitrais trazida da França.
Aqui são servidos o buffet de almoço e de sopas.
Os garçons também são patrimônio da casa, alguns com muitos anos de trabalho na Colombo e mantêm os uniformes tradicionais, o que confere mais autenticidade no serviço.
O resultado de todo o esmero é reconhecido pela mídia internacional que recentemente considerou a Confeitaria Colombo um dos 10 mais belos cafés do Mundo.
Só para citar alguns dos célebres frequentadores da Confeitaria Colombo:
- Chiquinha Gonzaga
- Olavo Bilac
- Rui Barbosa
- Villa Lobos
- Lima Barreto
- José do Patrocínio
- Getúlio Vargas
- JK
- Alberto I da Bélgica
- Isabel II do Reino Unido
entre tantos outros.
Este certamente é um monumento de época que vale a pena ser visitado, até porque além do visual, as comidas são ótimas.
Serviço
Confeitaria Colombo
R. Gonçalves Dias, 32 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
(21) 2505-1500