Durante a degustação de um vinho é necessária uma boa dose de concentração. Concentração no vinho. São avaliados três aspectos da bebida: a aparência, os aromas e o sabor do vinho.
Para tanto esta atividade deve ser administrada em ambientes com boa luminosidade, livre de odores ou perfumes e em condições de manter os vinhos na temperatura indicada. Sobretudo a atividade de degustação de vinhos é uma ótima oportunidade de confraternização entre amigos e enólogos.
Aspectos Visuais do Vinho:
O copo de vinho deve ser observado contra um fundo branco, de forma a verificar sua limpidez, transparência e brilho. O bom vinho não apresenta partículas, nem muita concentração de extrato e não contem coloração opaca. Quanto ao gás, só se for espumante. Neste caso quanto mais bolhas e menores, melhor o vinho.
A cor do vinho fala muito sobre a bebida. Os vinhos tintos ficam mais claros com o passar do tempo, ao contrario dos brancos que tendem a ficarem mais escuros. Portanto existem variações de cores nos vinhos mais maduros.
Os vinhos brancos vão de tons como Branco Papel – Verdeal – Amarelo Palha – Dourado – Âmbar.
Os vinhos tintos vão de tons como Púrpura – Rubi – Granada – Alaranjado – Âmbar.
Um último aspecto visual do vinho é percebido depois de agitar a taça e observar as “lágrimas” da bebida nas paredes da taça. Quanto mais numerosas e finas, maior o teor alcoólico do vinho.
Degustar é antes de mais nada conhece o vinho antes de beber!