Ícone do site Olhar Turístico

O Puchero do Restaurante Fuentes, 64 anos de tradição e receitas espanholas incríveis

Gastronomia Espanhola

O Fuentes, com mais de meio século de muito sucesso na cidade de São Paulo, agora inaugura uma nova unidade nos Jardins. O restaurante troca o grande salão para até 200 pessoas no endereço do Centro e que ao longo de sua operação não raro lotava e formava fila, por uma construção moderna, avarandada, com teto retrátil, mesas internas e externas e salões que acomodam até 78 comensais ao mesmo tempo.

A mudança vem pra melhor, pois a região central da cidade comporta cada vez menos estabelecimentos que dependem de frequência diurna e noturna de clientes , segurança e limpeza pública. Em compensação o novo local garante a presença deste importante restaurante para a gastronomia de São Paulo.

Fachada do Fuentes nos Jardins

A família Fuentes, proveniente da região de Vigo, na Espanha continua no comando das operações, tanto na recepção e salão, como na cozinha, onde ainda hoje só entram mulheres! Isso mesmo. Por ordem da matriarca espanhola e fundadora do restaurante, na cozinha só mulher. Uma tradição cultural que foi mantida e claro, com muito sucesso.

O cardápio do Fuentes, vem sendo elaborado de forma a manter apenas algumas receitas de grande sucesso junto aos clientes cativos, mas também resgatar receitas da família, com fortes traços espanhóis.

Uma das principais estrelas do cardápio é um ícone da cozinha Ibérica e só é preparado às terças feiras e aos domingos. O Puchero do Fuentes é um prato para celebrar a cozinha espanhola afetiva e muito provavelmente, bem acompanhado, pois o prato pode alimentar até 3 comensais.

O preparo antecipado da receita começa no dia anterior, para cozimento lento e demorado das carnes, em separado dos legumes. Os ingredientes cozinham o tempo necessário para atingir a textura ideal para compor o cozido. O prato é bem apresentado em uma panela de forno (quente!), com ingredientes diversos e coloridos em abundância.

O que compõe o Puchero do Fuentes:

Carnes – Embutido de Lombo, Linguiça Calabresa, Costela Suína Salgada, Frango, Bacon

Vegetais – Repolho, Couve, Cenoura, Batata e claro, a estrela do prato, o Grão de Bico

Historicamente o Puchero foi exportado e adaptado para outros países e regiões, onde recebeu variações em sua composição.

No Fuentes o prato traz carnes diferentes com sabores mantidos individualmente, de forma a compor a complexidade do molho. As batatas e cenouras mantiveram textura firme em contraposição à cremosidade do Grão de Bico que ficou de molho durante 1 dia inteiro. Couve e Repolho tenros e bem integrados ao molho de sabor incrivelmente saboroso.

Os clientes podem optar por acompanhá-lo com Arroz Branco ou comer com o pãozinho francês trazido à mesa. Perca vergonha e raspe o molho porque vale a pena!

A casa mantém uma Carta de Vinhos completa, com várias opções de espumantes, brancos e roses, por conta das inúmeras receitas com pescados e frutos do mar, mas também apresenta bons tintos do Velho e Novo Mundo.

O Puchero do Fuentes, apesar de envolver algumas carnes mais substanciosas não demanda grandes taninos ou muita acidez, pois o resultado não é um prato gorduroso.

Para acompanhar o Puchero, a Sangria da casa é uma das melhores opções. Leve, adocicada pelas frutas e fresca.

Jarra de Sangria grande

Longa vida ao Fuentes e seu Puchero. Muito recomendável!

 

Serviço:

Restaurante Fuentes

R. Dr. Melo Alves, 82 – Cerqueira César, São Paulo – SP

 (11) 3062-6572

restaurantefuentes.com.br/

 

Sair da versão mobile