O magnífico prédio foi erguido seguindo a Arquitetura Eclética com influência Neoclássica e já foi sede do Senado Mineiro.
O Museu divide o espaço com o Arquivo Mineiro, que ocupa prédio também restaurado.
É um imponente marco na avenida que leva à Praça da Liberdade o centro do Circuito Cultural a que o Museu Mineiro também pertence.
Atualmente o Museu comporta 3200 peças e tem na Sala das Colunas, talvez a expressão máxima do apogeu da época de construção com afrescos que ocupam todo o teto da sala, que abriga peças riquíssimas da Arte Sacra dos Séc. XVII até Séc. XIX.
Em outra sala dentre o acervo exposto encontram-se peças de Manuel Francisco Lisboa, o pai de Aleijadinho, o principal nome da Arte Sacra do Brasil.
Das obras de arte expostas uma surte muita curiosidade, trata-se do quadro “A Má Notícia” de Belmiro de Almeida e pintado em 1897.
Segundo consta o quadro já ocupou vários prédios e departamentos do Governo do Paraná e foi dispensado por superstição.
Uma bela obra pintada a óleo que representa um abela jovem ao receber uma carta com tarja preta, expressando luto. O quadro foi pintado no mesmo ano em que a Capital do Estado deixou de ser Ouro Preto e passou a ser Belo Horizonte. Com tanta controvérsia a obra é o tema de documentário de Elza Cataldo.
O Museu conta com o recomendado Restaurante Magnólia em estrutura moderna instalada no jardim que divide os dois prédios do terreno. Portanto para quem estiver fazendo o Circuito Cultural da Praça da Liberdade recomenda-se visitar o Museu Mineiro próximo da hora do almoço, pois a comida e o local valem a pena.
Serviço
Museu Mineiro
End.: Av. João Pinheiro, 342 – Centro, Belo Horizonte – MG
Fone: (31) 3269-1168
http://www.museumineiro.mg.gov.br/
.
.
Oferecimento: