Um prédio secular inaugurado na mesma data da Capital (1897) foi extraordinariamente restaurado e adaptado, que comporta experiências educacionais e culturais incríveis. O Museu apresenta aos visitantes as Minas e os Metais do Estado com um dos solos mais ricos do Brasil e sem dúvida o que mais influenciou o desenvolvimento do país ao longo dos séculos.
A entrada já impressiona com sua ferraria no teto executada por profissionais Alemães corre o teto e impregna a impressionante escadaria. O local também abriga o primeiro elevador da cidade e que ainda está em funcionamento.
Nos salões nota-se propositadamente pedações de parede com coberturas de diferentes épocas e acabamentos e a estrutura moderna necessária para o funcionamento do museu foi anexada de forma que não interferiu em nada com a construção antiga. Um exemplo de restauração e respeito pelo patrimônio arquitetônico do país.
A concepção museográfica é de Marcello Dantas, o mesmo do saudoso Museu da Língua Portuguesa em São Paulo, portanto com inovações que levam jovens e adultos a uma viagem cultural em 18 salas com 44 instalações.
Por meio de uso intenso de tecnologia o Museu oferece atrações sobre História, Metalurgia, Geologia e Mineralogia, o que provoca a interação dos visitantes e a absorção do conhecimento de forma fascinante e gostosa.
Um dos principais atrativos é o elevador da mina, onde os visitantes descem na mina mais funda do Brasil, na companhia do Imperador D. Pedro II e sua esposa Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias. Durante o passeio com as imagens projetadas conhece-se a história da mina e um pouco da mineração e sua importância para o Brasil Império. Outros personagens da história também estrelam atrações, como Xica da Silva e o Barão de Eschewege.
A sala da frente que tem janelas para a sacada de frente para a Praça da Liberdade foi mantida intacta, com papéis de parede e madeiramento impecáveis faz com que os visitantes se sintam em plena virada do século XIX para o século XX.
Todo Museu que se preste tem um café, porém no Museu de Minas e Metais o café oferece apenas Mineirices.
Este é termo utilizado pelos Mineiros para seus produtos e arte de raiz, de pequenos produtores e de produções de pequena escala e muita cultura inserida.
Além de apresentações musicais, lá pode-se encontrar alimentos, artesanatos, moda e livros, além e´claro de poder se deliciar com algumas das comidinhas do cardápio.
.
.
.
Serviço
Museu de Minas e Metais Gerdau
End.: Praça da Liberdade, s/n – Funcionários, Belo Horizonte – MG
Fone: (31) 3516-7200
.
Oferecimento: