O local que foi construído em 1942 abrigou por trinta anos uma fábrica de chá preto chamada Chá Tokio, que exportava seus produtos utilizando mão de obra de imigrantes japoneses. Após a segunda guerra as exportações aumentaram e foi construído o que hoje conhecemos como Casarão do Chá. O chá começou a ser cultivado na propriedade na década de 20 do século passado por imigrantes japoneses.
Além do impressionante modelo de construção e sua contextualização no momento econômico regional da época, algumas máquinas de processamento do chá da época e outras exposições ocupam periodicamente o amplo salão do Casarão e podem visitados. A Associação do Casarão do Chá promove palestras e workshops, cursos, feiras e performances, além de manter um curso de cerâmica no local.
O arquiteto e também carpinteiro japonês Kazuo Hanaoka utilizou técnicas que mesclam conceitos tradicionais da arquitetura Japonesa e soluções da arquitetura Européia.
Ele incluiu estilos diferentes de telhados japoneses como “kara-hafu” e “Irimoya”, além de características do estilo Zen no prédio. Todos muito utilizados no Japão. A estrutura é feita com Eucaliptos em sistema de encaixe e as paredes em taipa de mão, porém aqui com a utilização de bambu e camadas de barro.
A atração dispõe de estacionamento e aos domingos a partir das 10 hs é realizada a Feira de Cultura e Lazer no espaço externo do Casarão, com tendas de comidas típicas, artesanato e diversões.
Serviço
Casarão do Chá
Endereço: Estrada do Chá, Mogi das Cruzes/SP – SP
Fone: (11) 4792-2164
http://casaraodocha.org.br/wp/
Apoio Editorial do Projeto em Mogi das Cruzes:
Mercure Hotel
Hotel Marbor
Paraíso das Microrquídeas
Fazenda 5 Pedras
Querência Ismael e Antônia
Noborisushi