Num espaço cercado pela natureza localizado entre a Serra do Mar e a Serra do Itapeti são cultivadas mais 12 mil plantas e 2300 espécies de microrquídeas. O local é mantido pelo simpático casal D. Laura e Sr. Masuji que recebem os visitantes para café da manhã, visita à propriedade e workshops de cultivo, mediante pré agendamento.
Sr. Masuji, além do maior colecionador de microrquídeas do Mundo é uma sumidade no assunto e tem 7 espécies com seu nome, por ter sido ele quem primeiro as identificou na natureza.
A apenas 10 minutos do centro de Mogi das Cruzes, o Paraíso das Microrquídeas faz jus ao nome e goza de um complexo sistema de sustentabilidade, com a participação de vários animais no processo. Isso mesmo, cada animal que mora ou frequenta a propriedade tem função determinada na manutenção e cultivo das milhares de microrquídeas.
O Sr. Masuji conta que compra a Costela para comer e que após a refeição os ossos são oferecidos aos cães de estimação da propriedade. Estes por sua vez roem o restante da carne dos ossos. Depois os ossos são colocados à disposição das formigas que limpam toda a gordura. Pronto, só então, livres de qualquer outra substância, os ossos estão perfeitos para receberem as microrquídeas para plantio.
Assim também os esquilos (caxinguelê) contribuem na abertura de coquinhos específicos para o plantio das flores. Além dos coquinhos e ossos, conchas, sabugos de milho, rolhas, calcinhas e soutiens de nylon velhos são ótimos suportes para o plantio de microrquídeas!
Ele conta também que os macacos (saguis) avisam sobre as cobras próximas da casa e da plantação.
Mas atenção, todos os animais silvestres que visitam a propriedade são alimentados, mas nunca são tocados. Tocar os animais e tratá-los diferente significa transformá-los em pets e interferir com a natureza, adverte o Sr. Masuji.
Pode-se apreciar os animais enquanto toma-se café com o casal em sua varanda aberta, com direito ao calorzinho de um fogão à lenha e muita curiosidade para ouvir sobre a natureza e plantas medicinais.
Mas não é apenas a fauna que age neste local, além de muitas árvores nativas, o local também comporta outras espécies para atrair pestes que poderiam atacar as flores.
Quem dá uma volta no sítio com o casal acaba aprendendo várias propriedades de plantas que são usadas em diversos tratamentos de saúde, além de ingredientes diferenciados para uso culinário. Em um período restrito do início do ano é possível colher Castanhas Portuguesas no local.
Além das Microrquídeas também são cultivadas as Plantas Carnívoras, que apresentam um intrínseco processo mecânico para captar suas presas.
Com tantas espécies de árvores claro que a quantidade e variedade de pássaros que frequentam a propriedade é muito grande.
Estar no Paraíso das Microrquídeas é como sair da realidade e entrar em um mundo harmonioso e cheio de conhecimento. E para os apreciadores das pequenas Orquídeas, o local oferece ampla gama de espécies que podem ser adquiridas e plantadas em casa.
Serviço
Paraíso das Microrquídeas
Endereço: Rodovia Alfredo Rolim de Moura, km 59,5, Cocuera – SP
Telefone:(11) 4761-3186
http://www.asdetur.com.br/paraiso-das-microorquideas.html
Apoio Editorial do Projeto em Mogi das Cruzes:
Mercure Hotel
Hotel Marbor
Paraíso das Microrquídeas
Fazenda 5 Pedras
Querência Ismael e Antônia