O Parque Centenário é um parque como outros tantos, porém traz alguns diferenciais peculiares.
Sua criação e projeto foram desenvolvidos tendo como premissa os 100 anos da Imigração Japonesa para o Brasil, para agraciar a enorme comunidade Japonesa que vive em Mogi das Cruzes há mais de um século.
Por isso o Parque de 21,5 hectares ostenta vários símbolos da cultura Japonesa, o que atribui um toque especial ao local e convida para a contemplação. É comum encontrar visitantes fazendo meditação, especialmente no pôr-do-Sol, que oferece ótimas oportunidades fotográficas.
O Museu da Imigração também fica dentro do Parque, em frente a um pequeno jardim Japonês. Dentro, peças que mostram a técnica de encaixe utilizada na construção Japonesa, fotos das famílias que vieram para Mogi e pertences dos primeiros expatriados a se estabelecerem na cidade. Outros ícones orientais são as pontes flutuantes e os pórticos Japoneses que se sobressaem na paisagem.
Mas como o nome anuncia, este é um parque e como tal goza de natureza em seu entorno. O diferencial é que sua área está inserida na Área de Proteção Ambiental da Várzea do Rio Tietê, e comporta quatro lagos do lençol freático que alimenta o Rio. No interior do parque, assim como nas margens do Tietê foram plantadas mudas de árvores nativas como ipês, quaresmeiras, palmeiras e paineiras. Além das nativas também uma grande quantidade de cerejeiras, a árvores símbolo do Japão. Existe uma extensa trilha que margeia a mata de preservação.
Outro detalhe especial é a presença constante de 86 espécies de pássaros como socós, saíras, garças e anus, além de simpáticos Micos Estrela, que por estarem acostumados chegam bem próximos dos visitantes humanos e posam para fotos.
Além de alguns carrinhos espalhados pelo parque, há também um pequeno restaurante com gatos no telhado.
Serviço
Parque Centenário da Imigração Japonesa
Endereço: Av. Francisco Rodrigues Filho, s/n – Cezar de Souza, Mogi das Cruzes – SP
Telefone:(11) 4739-2345
http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/verde/pqcentenario.php
Apoio Editorial do Projeto em Mogi das Cruzes:
Mercure Hotel
Hotel Marbor
Paraíso das Microrquídeas
Fazenda 5 Pedras
Querência Ismael e Antônia
Village 64