Santa Felicidade dista 7 Km do Centro de Curitiba e tem sua concepção na ocupação da região por um grande número de colonos vindos do norte da Itália, especificamente das regiões de Vêneto e Trento. Além disso seu início se deu no antigo caminho de tropeiros que deixavam Curitiba rumo ao norte do Estado do Paraná.
Hoje, quem passa pelo bairro que ainda ostenta algumas construções do século XIX, em suas vias principais ladeadas de restaurantes, vinícolas e lojas de artesanato, não imagina que por ali passavam os mercadores e que eles utilizavam o bairro de ponto de apoio em suas viagens.
“Tudo começou com uma pequena cozinha, quatro panelas e um fogão para servir refeições simples aos tropeiros que passavam pelo antigo caminho no futuro bairro de Santa Felicidade.”, assim contam funcionários e fundadores do restaurante que cosnta no Guiness Book e com incêndio em parte de um restaurante da China ele é considerado o maior do Mundo atualmente.
Os primeiros integrantes da Família Madalosso, originários de Belluno na Itália chegaram no bairro em meados do século passado, com seus filhos vindos de Caxias do Sul, no extremo sul do país e sede de enorme colônia Italiana.
Quem vem à Santa Felicidade utilizando a Linha Turismo é surpreendido pela grandeza da construção do Madalosso. Na verdade o grande restaurante é o mais recente e o primeiro na casa dos Madalosso está em frente, do outro lado da rua.
A parada da Linha Turismo é bem em frente aos dois restaurantes Madalosso, portanto além de imperdível é prático de ser visitado. Onde hoje se vê o enorme Madalosso novo, era um grande parreiral mantido pela família. O novo empreendimento teve inicio em 1970 e desde então, com o mesmo cardápio típico dos Italianos que se erradicaram na região, não parou de crescer. Dos 400 lugares iniciais o restaurante chegou a 4.680 lugares em uma área de espantosos 7.671 metros quadrados. Sua cozinha de dois andares já chegou a servir próximo de 10 mil pessoas em um único dia.
O que você vai encontrar no Madalosso e que faz sucesso há tanto tempo?
Parte dos pratos são deixados à mesa e as massas são servidas em rodízio:
Saladas
- Escarola com bacon ao vinagre de vinho
- Radicchio com bacon ao vinagre de vinho
- Maionese
Polentinha Frita
Risoto da casa (Italiano)
Frangos
- Asinhas ao alho e óleo
- Frango á passarinho
- Frango prensado (atropelado)
- Fígado de frango
Carnes
- Maminha Assada
- Linguicinha
Massas à vontade
- Nhoque ao sugo
- Nhoque de rúcula e tomate seco
- Nhoque de salsa
- Espaguetti ao sugo
- Espaghetti ao alho e óleo
- Talharim de shitake
- Lasanha na manteiga
- Lasanha ao sugo
- Lasanha ao molho Alfredo
- Tortei de Zuca (abóbora)
- Rondelli com massa de espinafre ap molho branco gratinado
- Conchiglioni quatro queijos com figo
- Caneloni Romeu e Julieta
.
A sensação é de que se está comendo comida de raiz, que faz lembrar de nosso passado, de refeições feitas já há muito tempo. E dentre os funcionários que servem tudo isso estão funcionários antigos com o que está há 48 anos e trabalha junto com sua filha e neta no restaurante.
Além disso o Madalosso foi um dos introdutores dos Sommeliers em Curitiba.
Portanto, seja no antigo ou no novo Madalosso, o rodízio típico Italiano ainda faz muito sucesso tanto com Curitibanos como com os milhares de turistas que invadem o restaurante diariamente.
Serviço
Restaurante Madalosso
End.: Av. Manoel Ribas, 5875 – Santa Felicidade, Curitiba – PR
Fone: (41) 3372-2121
.
.
Oferecimento: