O Flor de Coimbra é a primeira Adega Portuguesa do Rio de Janeiro e tem 70 anos de história.
Foi local de encontro da boemia carioca durante muitos anos e até hoje serve a culinária da Terrinha regada a vinho que ainda são pendurados no teto em meio a bandeiras de Portugal e fotos antigas.
O restaurante fica próximo dos Arcos da Lapa, quase em frente à Escadaria Seleron, no Morro de Santa Teresa.
O pequeno salão com acabamento em madeira, além de poucas mesas, ainda abriga um pequeno mezanino com mais alguns lugares.
Na frente do restaurante há sempre uma movimentação de turistas e cariocas adeptos aos bares no pé da colorida escadaria.
No cardápio, clássicos da gastronomia portuguesa, a começar pelos bons bolinhos de bacalhau, com sabor balanceado entre a massa e o recheio. Melhor se forem acompanhados dos vinhos portugueses da pequena carta.
Para explorar o cardápio da melhor maneira, uma das opções é o clássico Bacalhau. Aqui é servido com a folha inteira da couve cobrindo o peixe, servido com batatas.
Os pratos são fartos e atendem a todos as preferencias. Além das receitas de bacalhau outras com frangos e carnes, também são preparados à moda portuguesa, como Peixes, Feijoada Portuguesa, Sardinhas Grelhadas e Punheta.
O local foi frequentado por nomes famosos. Nas paredes, além das frases de postais portugueses e sugestões do dia, estão placas que proibiam os beijos ardentes no salão.
Adega Flor de Coimbra
R. Teotônio Regadas, 34 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
adegaflordecoimbra.com.br