Ícone do site Olhar Turístico

Os Espumantes para as Festas de Final de Ano

Espumantes para o Reveillon

Há uma Tendência de aumento de consumo de espumantes no Mundo todo, pois eles Começam a ter sucesso em várias ocasiões ao longo do ano e não apenas durante as festas e comemorações.

Os espumantes vem ganhando espaço na preferência do público em happy hours e na entrada de várias refeições.

A característica da perlage (efeito contínuo das borbulhas) acaba oferecendo ao consumidor uma maneira de degustar o espumante com sensação de frescor e muitas vezes harmonizando com várias receitas e preparos.

Em cinco anos houve 83% de crescimento no consumo dos Moscateis (palatável, considerado a porta de entrada no mundo dos espumantes) e 22% de espumantes em geral no Brasil.

Os fabricantes nacionais já conquistaram 1500 medalhas em concursos internacionais e se posicionam como um dos principais no Mundo.

Para este final de ano separamos os rótulos que mais nos agradaram durante o Festival dos Espumantes, em São Paulo.

Destacamos o Villa Sandi Valdobbiadene Superiore do norte da Itália que é considerado um dos melhores do mundo. Fresco e elegante ele apresenta toques de peras, maçãs, pêssego e flores, com perlagio persistente.

Valdobbiadene Prosecco Superiore

O nome Bollinger é considerado um dos principais da região de Champagne, na França. A empresa é uma das poucas a receber 5 estrelas do crítico Robert Parker, um dos mais respeitados. A Spécial Couvée Brut é considerada a melhor Couvée não safrada da região com 93 pontos na Wine Spectator. Um dos espumantes mais prestigiados do mundo, produzido com uvas Pinot Noir era o preferido de James Bond e aparece em vários de seus filmes.

Champagne Bollinger

Depois dos italianos e franceses, os espanhóis. A Cava Jaume Serra e feita a partir das castas Chardonnay, Parellada, Macabeo e Xare-lo, cada uma adicionand características próprias a este espumante. Com grande complexidade ele pode ser consumido ao longo de toda refeição.

Cava Jaume Serra

Portugal também figura entre os grandes produtores de espumantes com o 3B Blanc de Blancs de Filipa Pato, que herdou de seu pai a genialidade na produção de vinhos. Apesar de cremoso e frutado, consegue ser.fresco com leve mineralidade.

3B de Filipa Pato

O Brasil aqui será representado pelo excelente Miolo Millésime Brut rosé. O espumante com Denominação de origem é produzido apenas com as melhores safras de Pinot Noir com colheita manual. De perlage fina e persistente, mostra-se complexo e cremoso.

Miolo Millesime

Se o caso for presentear com um espumante, o Freixenet vem numa garrafa sedutora e muito vistosa. Além disso, o espumante também é muito bem cotado.

Cava Freixenet

Boas festas e feliz 2020!

Sair da versão mobile