A imprensa internacional presente no evento HIPA 2015 teve a oportunidade de ouvir opiniões de algumas das principais personalidades presentes durante a Press Conference, dois dias após a Cerimônia de Entrega dos Prêmios Fotográficos, em Dubai.
O evento foi realizado no The Oberoi Hotel e contou com jornalistas dos cinco continentes e representantes de entidades ligadas a fotografia.
Um dos convidados especiais foi o Reza, um dos maiores fotógrafos do mundo, com reconhecimento pelo trabalho humanitário desenvolvidos em inúmeras áreas de conflito e abrigo de refugiados.
A seguir os principais temas debatidos pelos convidados.
Painel 1 – HIPA + New Season
Ficou claro durante a abertura da conferência para a imprensa, os benefícios do Prêmio HIPA para fotógrafos de toda a região dos Emirados Árabes, considerada nova em fotografia em relação ao Oeste, durante os últimos 3 anos. Não existem muitas referências bibliográficas sobre fotografia disponíveis na língua árabe, por isso o HIPA vem criando uma biblioteca para esse suporte. Desde a fundação do Prêmio HIPA, fotógrafos árabes tem conquistado prêmios internacionais e vêem formando o necessário banco de imagens para participação em outros concursos. Também foi apontada a importância da realização de workshops durante o evento HIPA, que ajudam os fotógrafos dentre outros aspectos técnicos, a selecionar suas melhores imagens.
Como diferenciais do Prêmio HIPA estão também o rodízio constante de jurados por todo o mundo, a cada edição, e os prêmios especiais de reconhecimento aos maiores fotógrafos.
O fomento ao Prêmio HIPA vem contribuindo com o objetivos de imortalizar a cidade de Dubai através da arte fotográfica.
Sobre a nova edição do Prêmio HIPA “Happiness” foi ressaltado que os fotógrafos devem ler sobre felicidade e entender que fotos que parecem normais ou tristes podem mostrar felicidade.
Painel 2 – O que um fotógrafo precisa
Painel 3 – Tecnologias fotográficas e as novas mídias / Como se profissionalizar
Durante os intervalos dos debates, o momento foi ideal para coletar autógrafos na Revista Especial confeccionada com as fotos vencedores. Todos os artistas estavem presentes e orgulhosos de estarem fazendo fama internacional, derivada de sua perseverança e paixão pela arte fotográfica.