O queijo melhora a imunidade? O queijo é um alimento saboroso, versátil e muito apreciado por indivíduos de todas as idades. Incluí-lo na dieta traz diversos benefícios, principalmente para os idosos. Eles buscam praticidade e nutrição – atributos considerados essenciais na hora da compra para esse grupo, segundo informações de um estudo conduzido pela consultoria britânica Mintel.
A pesquisa mostra que 76% dos consumidores com mais de 55 anos tendem a comprar alimentos com efeitos nutricionais adicionais. Além disso, revela que o desenvolvimento de novos produtos focados nas necessidades deste público, vem se tornando cada vez mais relevante, uma vez que a população mundial está envelhecendo (o número de pessoas com 60 anos chegará a 1,2 bilhão em 2025).
Nesse cenário, os queijos – sejam eles frescos, maturados, amarelos, etc. – ganham destaque já que são opções práticas, acessíveis, ricas em nutrientes essenciais à manutenção da saúde e fáceis de manusear e de degustar. Outro aspecto que conta é a variedade de queijos existentes, cada qual com suas características, que podem ser consumidos em diferentes ocasiões, desde o café da manhã, sendo consumido puro ou em lanches, até o jantar, como ingrediente na culinária.
O valor nutritivo dos queijos deve ser considerado em uma dieta equilibrada. O grau de gordura e colesterol presentes em sua composição devem ser comparados a outros alimentos em quantidades habituais de consumo para certificar o benefício.
Conheça algumas das vantagens dos queijos para a saúde. As informações são da RG Nutri:
Controle da pressão arterial
Uma dieta rica em alimentos lácteos com baixo teor de gordura, como os queijos magros, contribui para o consumo adequado de cálcio, potássio e magnésio, minerais que exercem efeitos benéficos sobre a pressão arterial. Alguns estudos mostram uma relação inversa entre o consumo de lácteos e a prevalência da hipertensão, sendo essa relação independente do cálcio dietético, o que sugere um papel adicional desses alimentos sobre a doença.
Saúde óssea e dental
Por serem fonte de cálcio, os queijos são importantes também para saúde óssea. Para os dentes, por exemplo, ajudam no combate a formação de cáries, na remineralização do esmalte do dente, na retenção de cálcio e na densidade óssea e, ainda, aumentam a absorção de cálcio.
Além disso, são atribuídos alguns benefícios do soro do leite à saúde, componente resultante da fabricação dos queijos. O soro de leite pode auxiliar na redução da glicemia e aumento da tolerância à glicose, o que resulta na contribuição para a prevenção e tratamento da diabetes e obesidade. E ainda, o soro pode estar relacionado à redução da pressão arterial, inflamação e estresse oxidativo.
Sistema imunológico
Contribuem para a defesa do organismo atuando contra os microrganismos (inibindo a adesão de vírus e bactérias à pele e se ligando às toxinas bacterianas para evitar sua atuação, por exemplo), modulando a resposta imune, promovem o crescimento das bactérias probióticas e o aumento da atividade dos linfócitos T (glóbulos brancos responsáveis pela defesa do organismo contra agentes desconhecidos) e secreção de anticorpos.
**Referência Bibliográfica
KATO, K.; TAKADA, Y.; MATSUYAMA, H.; KAWASAKI, Y.; AOE, S.; YANO, H.; TOBA, Y. Milk calcium taken with cheese increases bone mineral density and bone strength in growing rats. Bioscience, Biotechnology and Biochemistry, v.66, n.11, p.2342-6, 2002.
WALTHER, B.; SCHMID, A.; SIEBER, R.; WEHRMÜLLER, K. Cheese in nutrition and health. Dairy Science and Technology, v.88, p.389-405, 2008.