O restaurante Samosa em São Paulo traz principalmente receitas indianas da região norte, mas apresenta pratos do sul da Índia, assim como de Goa, de influencia portuguesa.
Comandado pela simpática Deepali, o restaurante está localizado num colorido sobrado do bairro da Saúde em São Paulo. A proprietária está a 14 anos no Brasil e fez várias incursões na cena gastronômica paulista antes de abrir seu restaurante.
Com atencioso atendimento, o Samosa oferece um festival de sabores em itens coloridos e com aromas instigantes, como a Garam Masala, aqui feita de cravo, canela, cardamomo, pimenta do reino e anis estrelado.
A Masala é um composto de ingredientes e tem certo toque pessoal em sua elaboração. Em todos os itens do cardápio, uma influencia de sabores vindos de diferentes temperos utilizados na masala e nos molhos.
Anis estrelado, cardamomo, gengibre, coentro, pimentas, passas, amêndoas, mostarda, hortelã, canela, cravo… As receitas mais condimentadas só são servidas se solicitadas Os pratos são servidos de acordo com a preferência dos clientes, portanto a intensidade dos condimentos pode ser controlada.
As preparações também apresentam diferentes texturas provocadas pelo uso de frutas secas e castanhas.
O nome do restaurante faz homenagem aos pastéis indianos chamados de samosa, com recheio de ervilhas e batatas ao curry. São populares na Ásia há séculos e derivam do Oriente Médio medieval.
Como opção de entradas no Samosa, além das próprias masalas, também outros empanados típicos. Os Pakora, ou petiscos empanados podem ser de vários ingredientes como espinafre, couve-flor, entre outros. No restaurante de São Paulo encontram-se os paloo pakora feito de batata e pyaz pakora de cebola que são utilizados na Índia e Paquistão como o ocidente utiliza as batatas fritas. No sul da Índia a receita é conhecida por bajji.
Kachori é outro petisco que tem várias receitas dependendo da região. Trata-se de bolinho de massa crocante, sequinho, frito com recheio geralmente de um tipo de feijão e farinha com pimentas. No Samosa acompanha cebolas, masalas e iogurte.
Para muitos, quando pensamos em culinária indiana, a primeira coisa que vem à cabeça é curry. O curry é utilizado em pratos como Fish Curry, Lula Curry, Prawn (camarão) Curry e com cordeiro. Entende-se por curry as formas de ensopados feitos com diferentes condimentos.
Os pratos são servidos em cumbucas que compõe a refeição, sempre acompanhada de arroz, aqui o originário da Índia, o Basmati. Na receita chamada Pulau é preparado com legumes, castanhas, açafrão, uvas passas e amêndoas.
Um dos pratos mais solicitados aqui é o Chicken Tikka Masala, que também é um dos mais populares nos restaurantes britânicos, como sinais da cultura trazida das Índias. A lula e o cordeiro no curry também são muito solicitados.
Uma das opções de bebida, vinho, ótimo com condimentos! O Samosa dispõe de vários rótulos que harmonizam com a pegada do cardápio.
Na hora do doce uma surpresa. A Gajar Halwa é uma surpreendente sobremesa feita de cenoura com leite e açúcar, nozes e uvas passas. Sensação de natural e caseiro neste doce de sabor suave.
Esta receita é característica do Punjab, norte da Índia e no Paquistão. Costuma ser consumida durante os festivais populares por lá. Outra opção doce é o Ras Malai, sua tradução mais próxima seria suco cremoso. Uma receita feita com laticínios, tão venerados na dieta indiana.
Interessante que a clientela do Samosa, principalmente aos finais de semana é formada em sua maioria por estrangeiros, mas os paulistas vêm se rendendo ao encanto da alimentação saudável dos indianos.
Enfim, este lugar é perfeito para conhecer um pouco mais sobre a culinária indiana, suas texturas, aromas e cores.
Samosa & Co
Rua Padre Machado, 137 – Saúde – São Paulo
11-4301-7001
http://www.samosa.com.br/