Os dados apresentados no texto abaixo são enviados pelas assessorias de produtos naturais, baseadas em pesquisas encomendadas.
Prova incontestável de que a população está mais atenta ao veganismo é o termo “vegano” na Internet ter crescido 700% entre 2011 e 2015.
No Mundo esse número se traduz no aumento de 360% no número de veganos no Reino Unido entre 2005 e 2015, além disso o mercado americano dobrou entre 2009 e 2015 e só no Brasil estima=se que hajam 15 milhões de vegetarianos, sendo 5 milhões destes veganos.
Por aqui a SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira) tem um setor de desenvolvimento comercial para auxiliar restaurantes a implantarem itens vegetarianos e veganos em seus cardápios, justamente para melhor atender esse público crescente que provoca um aumento anual de 40% no mercado de produtos veganos no Brasil.
Mas porque essa tendência? Quais as vantagens desse tipo de alimentação? Alguns dos benefícios já comprovados são:
Também deve-se considerar que pelo fato dos veganos consumirem produtos vegetais e integrais, as fibras podem facilitar o emagrecimento, além de que cada grama de gordura animal ingerida equivale a 9 calorias. Sabe-se que o veganismo provoca menos incidência de doenças como diabetes, obesidade, problemas cardíacos e até câncer.
A verdade é que alguns elementos da alimentação atual são substituíveis e outros não. Por exemplo o cálcio obtido no leite animal também pode ser encontrado no gergelim, na couve, na rúcula, no agrião, na mostarda, na escarola, no brócolis… Já a Vitamina B12 está presente apenas no leite, queijos e ovos.
Mas afinal, quem são os vegetarianos?