Ícone do site Olhar Turístico

Os vencedores do Comida di Buteco 2018

bar_do_jao_entre_um_queijo_e_outro_que_tal_um_filezinho_sao_paulo_

Foram anunciados, em festa no Grand Mercure Vila Olímpia, os melhores butecos de São Paulo eleitos no “Comida di Buteco” 2018. Durante os 30 dias de concurso (13 de abril a 13 de maio), público e corpo de jurados avaliaram os melhores petiscos da cidade e também os quesitos: atendimento, higiene e temperatura da bebida para escolher os eleitos. A Zona Leste voltou a se destacar na competição: quatro dos cinco finalistas estão localizados nos bairros da Vila Matilde, Tatuapé e Penha.

 

Pelo segundo ano consecutivo, o grande VENCEDOR é o BAR DO JÃO, da Penha/ZL. O petisco Entre um queijo e outro, que tal um filezinho? (tiras de filé mignon ao molho de queijos especiais servidos no pão Italiano) caiu no gosto de clientes e jurados.

Para o proprietário Alexandre Alves Nunes vencer o Comida di Buteco é tão especial que ele considera como um dos dias mais felizes de sua vida. “É uma experiência única. Ter o reconhecimento de todo o trabalho e dedicação empenhados em fazer uma boa competição é indescritível. Ainda mais diante de uma situação tão difícil como a que estamos vivendo em nosso país”, comemora. Há 24 anos na Penha, o Bar do Jão colhe hoje os frutos deste bicampeonato: “Até ano passado nossa clientela estava restrita aos moradores do bairro. Agora ampliamos horizontes e recebemos pessoas de toda a cidade”, conclui.

Endereço: Rua Antônio Lobo, 33 – Penha

Telefone: (11) 2941-8373

Funcionamento: Segunda a Sábado – das 17h00 às 23h00

Entre um queijo e outro, que tal um filezinho? (Foto de entrada)

 

O 2º COLOCADO é o CHOPP DO ALEMÃO, da Vila Matilde/ZL, com o petisco Bacalhau do Malandrão (lombo de bacalhau desfiado com batatas esmagadas na manteiga e coberto com molho de queijos). Desde 2012 no Comida di Buteco, o Chopp do Alemão sempre se destaca entre os 10 melhores estabelecimentos. Para o proprietário José Roberto, todo o processo é emocionante: desde o desenvolvimento da receita, passando pelo primeiro dia de concurso, quando é possível sentir se os clientes estão gostando do petisco, até o anúncio dos vencedores. “Em 2012 éramos o único bar da Vila Matilde. Com o passar do tempo, nossos vizinhos passaram a participar também e hoje eu fico muito feliz por termos colocado a Vila Matilde no circuito dos melhores bares de São Paulo”, afirma.

Endereço: Rua Doutor José Paulo, 103 – Vila Matilde

Telefone: (11) 2651-2594

Funcionamento: Terça a Sexta das 18h00 às 00h30 | Sábado das 18h00 às 00h30 | Domingo das 16h00 às 23h00.

Bacalhau do Malandrão

Na 3ª POSIÇÃO – também pelo segundo ano consecutivo – está o BAR DO XANDÃO, que fica na Vila Matilde/ZL, com o petisco Due Carni dos Tramas (cupim cozido e grelhado, com mini espetos de filé mignon servidos com salada de batata dos Tramas. Acompanha, farofa de banana, molho de ervas e vinagrete). O proprietário José Alexandre Trama comemora a boa performance e credita aos pais, descendentes de italianos, a paixão pela gastronomia. “Vencemos o Comida di Buteco em 2014 e, desse dia em diante, nossa vida foi transformada. Graças ao concurso nos tornamos mais conhecidos e hoje recebemos pessoas até de outras cidades”, diz.

Endereço: Rua Gil de Oliveira, 477 – Vila Matilde

Telefone: (11) 2653-2078

Funcionamento: Terça a Sexta das 17h30 às 22h30 | Sábado das 13h00 às 19h00.

Nó nas Tripas

O CAMISA 10, ficou na 4ª COLOCAÇÃO com o petisco Nó nas Tripas (suculenta carne temperada com mostarda djon, especiarias e flor de sal, envolto com presunto parma, pasta de cogumelos e vinho branco, servidos com palitos de massa folhada. Acompanha torresminho com ervas finas e caldinho de feijão preto).

Os irmãos e sócios Cláudio Cavalheiro Jr. e Leonardo Nascimento Cavalheiro, ficaram emocionados por estarem entre os melhores estabelecimentos já na segunda participação. “Ano passado estreamos aqui no Comida di Buteco e ficamos em oitavo lugar. Subir nesse palco hoje foi emocionante demais. Estamos muito felizes e prontos para 2019”, diz Claudio.

Endereço: Rua Bom Sucesso, 1218 – Tatuapé

Telefone: (11) 95606-5657

Funcionamento: Terça a sexta das 16h às 23h | Sábado das 11h30 às 23h

 

Na 5º COLOCAÇÃO, o FAMOSO BAR DO JUSTO, localizado em Santana/ZN, apresentou o petisco Cestinha de Tortinha de Salmão (tortinhas recheadas com salmão assado, gratinadas com requeijão, gergelim branco e parmesão, acompanhado de tabule de salmão).

Endereço: Rua Alferes Magalhães, 25/29 – Santana

Telefone: (11) 2979-7195

Funcionamento: Diariamente das 18h00 às 02h00

Cestinha de Tortinha de Salmão

 

“Mesmo com todas as adversidades políticas e econômicas do nosso país, estamos observando resultados incríveis nesta edição do Comida di Buteco. Ainda não temos todos os números fechados, mas o feedback dos participantes até agora nos faz acreditar que superamos os resultados do ano passado. Muito disso se deve ao fato da cidade de São Paulo estar mais envolvida e engajada com o Comida di Buteco. Isso nos deixa muito felizes. É uma grande vitória para todos nós: coordenação e participantes apoiar esses butecos que tem como característica a gestão familiar, o dono a frente do negócio”, afirma Maria Eulália Araújo, sócia e gestora do Comida Di Buteco.

 

Próxima etapa…campeão nacional

Em junho, o vencedor da etapa paulista concorrerá ao prêmio nacional. Uma comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas 4 categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). O MELHOR BUTECO DO BRASIL será conhecido e premiado em 23/07, em evento na cidade de São Paulo.

 

SOBRE O COMIDA DI BUTECO – Transformar vidas através da cozinha de raiz – Buteco extensão de sua casa

O concurso Comida di Buteco foi criado em 2000, com a finalidade de resgatar e valorizar a cozinha de raiz através da visibilidade aos butecos espontâneos/tradicionais. Já pode ser considerado, não apenas um concurso, mas um MOVIMENTO que envolve pessoas de todas as classes sociais e idades de norte a sul do Brasil. Em 2017 o Concurso engajou mais de 5 milhões de pessoas visitando os butecos participantes, provocando um forte impacto em toda a cadeia produtiva do setor:

R$ 140 MM de impacto na cadeia de valor, da indústria ao consumidor

Sair da versão mobile