Cerca de 30 profissionais (paisagistas, arquitetos decoradores) foram convidados para criar 20 espaços exclusivos, com jardins e quintais cada vez mais convidativos para o convívio de familiares e amigos.
Este ano o tema escolhido foi “Frutos do Jardim”. Várias novidades em flores de jardim e plantas ornamentais podem ser vistas na mostra. Conheça por exemplo:
– Kalanchoes resistentes ao hormônio do envelhecimento
– Petúnias que aguentam Sol pleno
– Crisântemos com visual cada vez mais bonitos
– Dálias do tamanho de uma bola de futebol
– Roseiras rasteiras, híbridas e arbustivas
Além da beleza das flores e plantas, a reciclagem esta em alta, com uso de materiais descartados e o aproveitamento de objetos em desuso. A pegada sustentável está nas composteiras, nos produtos de captação de água da chuva e na matéria prima de móveis e pisos.
Alguns ambientes se destacam pela originalidade e propósito.
O Ambiente 2 – “Aqui se planta, colhe e vive” do Engenheiro Agrônomo e Paisagista Paulo Teodoro Van Den Broek é um exemplo de aproveitamento do espaço, com projeto inteligente e extremamente sustentável. O projeto prevê a instalação em formato de mandala (circular), com as culturas de animais ao centro e os vegetais em volta. Da compostagem ao aproveitamento da água da chuva, tudo é pensado para atingir o maior rendimento do espaço disponível, incluindo a correção do solo e a instalação de bomba que não necessita de energia.
O Ambiente 6 – “No Quintal” da Arquiteta e Paisagista Camila Simhon Bondar disponibiliza um local ideal para a produção dos alimentos da família, mas também um ambiente acolhedor para receber convidados, tomar Sol, respirar e sentir o aroma das plantas. Caixas de frutas são adaptadas e espalhadas contendo flores de corte para a decoração da casa e também legumes. Ainda fazem parte do projeto um jardim vertical, com folhagens de diversas tonalidades e que tem o objetivo de reduzir a poluição sonora, do ar e prover conforto térmico no local, além de um kit com cilindro plástico que capta água da chuva sem necessidade de ligação hidráulica ou elétrica.
O Ambiente 12 – “Jardim Externo” dos Arquitetos Sergio e Guilherme Gonzalez confere sofisticação ao espaço onde convivem harmonicamente o belo e o funcional. Alguns móveis, espelhos d’água e esculturas se misturam a samambaias, palmeiras, philodendron e podocarpus distribuindo diferentes matizes no local. A riqueza de cores é completa com orquídeas e bromélias. além do cultivo de hortaliças e legumes.
Outros ambientes:
Serviço
Expoflora
Data: de 28 de agosto a 27 de setembro, de sexta a domingo e no feriado de 7 de setembro
Horário: das 9h às 19h