Ícone do site Olhar Turístico

PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais)

Existe uma boa quantidade de plantas que eram amplamente utilizadas na culinária dos nossos avós, com sabores ainda latentes em nossa memória gustativa, e que já não são tão consumidas assim atualmente, as P. Esse é um fato comum em muitos lugares, principalmente nos centros urbanos. Como o Brasil é um país continental, aqui também acontece em diferentes Estados e regiões.

Pelo fato de as PANCs serem, em sua grande maioria plantas rústicas e espontâneas, às vezes elas recebem o apelido de “mato”. Mas justamente por suas características de resistência e rusticidade, elas apresentam vantagens em relação a outras; assim não pegam pragas facilmente, exigem poucos tratos para se desenvolver e por vezes aparecem em locais inusitados, como calçadas, terrenos e em vasos de outras culturas, ornamentais ou alimentícias.

Pode parecer ironia, mas estas plantas oferecem mais nutrientes do que as convencionais que usamos, por terem menor contato com insetos e outros agentes contaminantes. Além disso, elas apresentam um bom diagnóstico da qualidade da terra em que ela nasce como tipo de solo, nível de PH e elementos como minerais, dependendo da espécie que brotar.

Serralhinha

Existem vários casos de sucesso no uso de PANCs na gastronomia, como por exemplo, a ora-pro-nobis e o jambú, nas culinárias mineira e amazônica respectivamente, o amaranto (ou caruru) e capuchinhas em inúmeros menus autorais de restaurantes de São Paulo…

Fato é que se você tiver uma horta, mesmo que em vasos na sua moradia, elas fatalmente aparecerão. Sem precisar plantar, elas espontaneamente brotarão junto às espécies cultivadas. Às vezes em grande quantidade.

Nesse caso é melhor saber o que fazer com elas!

Salada de Folhas de PANCs

Nossa experiência de horta em vasos, no centro de São Paulo indica várias espécies que são comuns nos vasos, como Serralha, Dente de Leão, Caruru e Picão Branco. Juntamente com os trevos, estas são as espécies de maior ocorrência. Pelo fato de aparecer em grande quantidade em vários vasos é possível realizar até 1 colheita por semana.

Em geral as espécie podem ser utilizadas como temperos, em saladas e refogados, entre outros preparos.

Saiba mais sobre algumas espécies:

Picão Branco

Já ouviu falar em Plant Based?

Sair da versão mobile