Conheça uma das principais Pancs: Receita fácil e deliciosa com Picão Branco. Uma das plantinhas mais presentes em vasos e canteiros, de forma espontânea é o Picão. Essa espécie natural das Américas, que não é mato, nem erva daninha tem vida curta e deve ser aproveitada na cozinha por seus vários benefícios à saúde. Portanto, não arranque essa espécie do seu canteiro. Use suas folhas comestíveis!
Originária das regiões tropicais, se espalhou pelo Mundo através dos viajantes. É conhecida por nomes diferentes em vários países como Colômbia, África do Sul, México, Inglaterra, Argentina, Perú e Chile. No Brasil é conhecida como Picão Branco, Erva da Moda, Fazendeiro, Fazendeiro Peludo, Fazendeiro de Folha Dentada ou Botão de Ouro e ocorre em praticamente todo território nacional.
A marca registrada de sua aparência são as florzinhas brancas com o centro amarelo, como fossem pequenas Margaridas, que florescem no topo da planta, que cresce de forma vertical. As folhas são serrilhadas e pontiagudas.
Reconhecida como medicinal é aproveitada tanto por meio de chás e sucos, como por banhos que atendem vários sintomas e patologias, notadamente combatem o envelhecimento precoce e fortalece o sistema imunológico.
Na culinária é muito usada para aromatizar, mas também em saladas e refogados.
Em nossas incursões pela cozinha natural transformamos as folhas do Picão Branco em tempero.
Receita simples e fácil que aprendemos no site Sabor de Fazenda e que executamos com sucesso:
O tempero apresenta um sabor defumado e herbáceo que agrega um toque natural e diferenciado aos pratos.