Ícone do site Olhar Turístico

Papagaio, uma das aves mais evoluídas

papagaio

Esse bichinho verde, de cabeça grande e asas largas, rabo curto e bico robusto, como todo psitacídeo que se preze, que por serem considerados boas companhias, muitas vezes são vistos em lares sob os cuidados de famílias inteiras é o chamado papagaio no sudeste brasileiro.

O que os difere das demais aves da espécie é sua facilidade em falar e decorar frases, que são proferidas pelo bicho a todo momento e que muitas das vezes provocam orgulho naquele que o ensinou. Pode chegar aos 50 anos de idade. Com aparelho fonador que emite sons comuns á fala humana, ele pode imitar sons de outros bichos, discursar e até cantar. Na verdade, o Papagaio está para as aves, assim como o humano está para os primatas. Menciona a Revista Super Interessante de dezembro de 2018, que em alguns aspectos cognitivos eles superam até mesmo os primatas, com exceção dos homens. A revista ainda menciona os estudos sendo feitos para analisar a longevidade desta ave, pois a Amazona, a mais conhceida no Brasil vive 2,5 a 3 vezes o que seus parentes vivem. Nos humanos isso equivaleria a 150 – 200 anos de vida.

Na natureza a ave Americana povoa praticamente toda a América Latina, desde o México para baixo. Das 31 espécies, 12 estão no Brasil e claro, algumas já em perigo de extinção.

Como os índios Tupi os chamavam de ayu’ru, seu nome varia de regiãom para região e também pode ser conhecido como “Ajuru”, “ajeru”, “jeru” e “juru”.

São monogâmicos, geralmente vistos em casais e aproveitam buracos de árvores e rochas para fazer o ninho quando da encubação.

Os dois tipos encontrados no Brasil são Amazona, porém um é o aestiva aestiva tem os ombros mais avermelhados e o outro é o aestiva xanthopteryx, com ombros mais amarelados. Vão chegar a quase meio quilo de peso e não ultrapassam os 40 cm de tamanho.

Obs.: o animal da foto foi avistado na região de Foz do Iguaçu

Sair da versão mobile