Toda a região continental da Baixada Santista é banhada por canais e rios que formam áreas de mangue, que podem ser observadas por quem chega pelas autoestradas oriundas da capital.
No Rio Casqueiro, que fica nessa região está localizada a Marina de onde saem as embarcações para os passeios pelo Canal de Bertioga.
O roteiro inclui o início do Estuário de Santos, onde máquinas e contêineres são parte da paisagem da área adjacente ao maior porto da América Latina, O Porto de Santos.
O Canal de Bertioga se inicia logo após a Ilha Barnabé e a vegetação vai se fazendo mais presente, apesar de ainda persistirem algumas comunidades, postos da Marinha e empreendimentos.
Quanto mais o barco avança no Canal a beleza local vai se mostrando, passando por ilhas que também são ocupadas pelos trabalhadores locais. A mais conhecida delas é a Ilha Diana, que ainda abriga uma considerável comunidade Caiçara.
Recentemente as casas na ilha receberam pinturas coloridas, e podem ser vistas por entre ruelas de areia que serpenteiam o local. São frequentes os pescadores cuidando de seus barcos ou do resultado da pescaria.
Da Ilha Diana até a foz do canal, já em Bertioga leva mais uns 40 minutos. Lá os visitantes desembarcam para conhecer o primeiro forte construído no país, o Forte de São João, que abriga um museu com objetos e documentos que contam a história da colonização local.
Em Bertioga os visitantes encontrarão vários restaurantes e locais para se abastecer, comer, beber e apreciar as garças, gaivotas e outros pássaros marinhos aguardando os pescadores com algum agrado para seus bicos famintos.
Serviço:
Náutica da Ilha – Passeios de Barco
fone: 55-13-3363-2161 e 55-13-9122-6407
www.nauticadailha.com.br