Veja aqui porquê o Yakisoba é famoso em todos os lugares do mundo. E isso se dá por várias razões, inclusive históricas.
A história do Japão é dividida em eras imperiais e em algumas mais antigas, os portos de entrada para o país eram fechados e controlados.
Mas foi durante a Era Meiji, que aconteceram as aberturas dos portos de entrada e assim muitos produtos e pessoas puderam transitar por esses locais.
Algumas cidades japonesas começaram a receber colônias consideráveis de chineses que vinham trabalhar na construção dessas cidades e acabavam trazendo com eles alguns costumes da China, inclusive a comida.
Saiba mais sobre a Gastronomia Japonesa aqui
Uma das receitas trazidas pelos chineses foi o Yakisoba, feito com o macarrão certo para o preparo, o macarrão chinês, conhecido inicialmente como chuka-soba ou shina-soba. Daí pra frente o prato se popularizou tanto que ficou conhecido como japonês.
De forma geral a diferença entre o preparo do Yakisoba chinês e japonês é que o chinês é um pouco mais úmido e o japonês, mais frito, tanto que muitos o preparem em chapas quentes com o auxílio de espátulas.
Na gastronomia oriental o Yakisoba é utilizado como acompanhamento de vários pratos, como omeletes, arrozes e até sanduíches.
De forma técnica o preparo consiste em proteínas, massa e vegetais refogados com molho. Por sua versatilidade, foi ganhando ao longo do tempo e em locais diferentes, diversas versões.
Melhor massa
Melhor massa para se fazer o Yakisoba é o Sobá feito de trigo sarraceno. A massa tem fios longos e achatados e deve cozinhar rápido para ficar com a consistência al dente e com os fios soltinhos.
Mas para facilitar na cozinha, existem marcas de massas específicas para pratos orientais disponíveis nos principais supermercados. Você pode usar o Somen ou Udon disponíveis, já o Lamen não tem o mesmo resultado.
Variedade de proteínas
Por ser um prato que aceita variedade, as proteínas utilizadas podem ser diversas também, ou seja existem receitas com carne bovina, com frango, com camarão, com todas elas ou vegetariano, complementado por cogumelos no lugar das carnes.
Molhos
O molho do Yakisoba também ganhou inúmeras versões. Os componentes podem variar muito e o molho pode ficar simples ou complexo, de acordo com a preferência de quem for preparar.
Os principais itens são o Óleo de Gergelim, que traz ao prato um sabor original oriental, o Molho de Soja ou Shoyo, como é mais conhecido e que é o principal item e está em praticamente todas as receitas. O Caldo de Legumes pode ser usado, o Amido de Milho também pode ser usado para engrossar o caldo e deixá-lo mais cremoso. O Caldo de Camarão também faz parte de várias receitas.
Variedade de vegetais
Assim como as carnes, os vegetais também podem variar. A lista dos possíveis legumes e verduras que podem ser usados é extensa, mas existem alguns que já são tradicionais e fazem parte do sabor original do prato, como por exemplo a cenoura, o brócolis e a couve flor, e verduras como acelga e repolho. Mas também são muito usados a cebolinha, a vagem, os pimentões e outras.
Também para facilitar a confecção deste prato em casa existem misturas de vegetais que são vendidos na feira e em supermercados. Já vem prontos e facilitam muito na hora de fazer.
Receita de Yakisoba
– O Yakisoba da foto é de camarão e utilizamos um molho com caldo de legumes, amido de milho e Shoyo, para uma textura mais grossa e cremosa.
– Se puder ser feito em um wok (panela especial para o preparo) ainda melhor, pois os ingredientes são melhor manipulados e a temperatura melhor distribuída durante o preparo.
– Neste caso os camarões foram selados antes no azeite de oliva e recolocados no preparo ao final
– Utilizamos de forma equilibrada (nesta ordem aguardando o tempo de cozimento) cebola, cenoura, brócolis e couve flor e por último o repolho roxo.
– Misturamos o molho nas consistência certa, um pouco caudalosa.
– Quando ficou pronto juntamos o macarrão al dente e os camarões.