O luxo e capacidade inovadora são as marcas da cidade de Dubai, que já emergiu como uma cidade mundial e centro dos negócios na região do Golfo Pérsico. Considerada como uma das melhores cidades do mundo para viver, a cidade emirado se destaca pela sua característica futurista e organizada.
Tudo em Dubai tem dimensões avantajadas, como o maior arranha céu, o Burj Kalifa concebido para conceituar a cidade para o turismo acompanhado também do maior shopping do mundo, o Dubai Mall. Tudo cercado por um enorme lago com as mais espetaculares fontes e shows de luzes que se acendem todos os dias para milhões de turistas, em pleno deserto.
A cada esquina, cada quadra abre-se um novo cartão postal, com torres em movimento graças às fantásticas obras de arquitetura da cidade. Literalmente todos os edifícios de Dubai imprimem uma certa movimentação na paisagem, com formatos únicos e inspiradores.
O Príncipe Coroado de Dubai, Sua Alteza Hamdan Bin MohammedBin Rashid Al Maktoum lançou há 4 anos um prêmio fotográfico com o objetivo de tornar Duabi um centro da arte da fotografia no mundo. Conforme os números mostram, seu objetivo tem sido cumprido, visto que as inscrições do HIPA já somam 60 mil imagens de 166 países.
Para celebrar este feito que continua a crescer a taxas gigantescas, a equipe do HIPA organiza anualmente a Cerimônia de Entrega dos Prêmios. Para esta data, a cidade de Dubai recebe jornalistas de todo o mundo, os fotógrafos premiados, jurados internacionais, palestrantes e profissionais renomados do mundo fotográfico.
A Cerimônia acontece no DIFC – Dubai Finantial International Centre, um espaço privilegiado na principal avenida de Dubai,a Sheikh Zayed Road. Os convidados são recebidos com pompas na ampla área externa em frente ao complexo onde acontece a exposição de fotos finalistas do Prêmio, para dar uma ideia da qualidade fotográfica das imagens inscritas e finalistas.
Para acompanhar a contemplação, boa música, grafiteiros, coquetel e as torres esplendorosas que vão se ascendendo em volta do jardim enquanto a tarde cai.
Com a noite vem o início da Cerimônia,com muito som e imagens de tirar o folego. A presença do patrono do evento, o Príncipe Coroado de Dubai, Sua Alteza Hamdan Bin Mohammed Bin Rashid Al Maktoum abrilhanta ainda mais o evento que já é tradição no metiê fotográfico mundial.
Autoridades, jurados e convidados especiais de vários países entregam os prêmios aos vencedores enquanto suas fotos são apresentadas na enorme tela colocada atrás do palco sob chuva de papel picado. Este ano os intervalos das categorias ganharam movimentos dentro e fora da tela, com artistas performáticos que se movimentavam de acordo com as imagens projetadas, numa sincronia empolgante e estasiante como fogos de artifício.
Os jornalistas são agraciados com câmeras Polaroid Cube para registrar da maneira mais prática e descontraída possível a Cerimônia anual.
[frame align=”left”][media url=”https://www.youtube.com/watch?v=pflDv20A07g&feature=youtu.be” width=”600″ height=”400″]Cerimônia de Premiação HIPA 2015[/frame]
Após a entrega dos prêmios e todas as homenagens prestadas, os convidados são recebidos na área interna do Centro Financeiro onde é apresentada a exposição das fotos vencedoras e também fotos do Príncipe Coroado, ele próprio um fotógrafo dedicado e de grande habilidade. O jantar é servido é os vencedores pousam para fotos e explicam sua imagens aos vorazes convidados.
A organização e o respeito pelos convidados são as marcas deste evento que marca pela perfeição e dedicação de seus organizadores.
A qualidade fotográfica das imagens tem melhorado a cada ano, com a participação de grande fotógrafos profissionais e também dos “hobbistas”, como se autointitulam os vencedores que não vivem da fotografia. Prova de que há espaço neste Prêmio para amantes da fotografia que queiram testar seus talentos e quem sabe participar de um grande evento como esse e receber o prêmio das mãos de grandes líderes do mercado.
O Brasil participa do grupo dos 20 países que mais inscrevem imagens. Estes números, proporcionalmente ao tamanho do país devem aumentar progressivamente. Nota-se a falta de imagens do contexto latino nas fotos apresentadas, por conta de baixa participação. A predominância é Árabe, Chinesa e Indiana, embora fotógrafos Europeus estejam em cada vez maior número entre os finalistas.
Conheça as marcas que vestiram o Olhar Turístico em Dubai