Chef paraense Thiago Castanho lança série “Sabores da Floresta” no Canal Futura
São 13 episódios sobre a origem e as tradições de ingredientes e pequenos produtores da região Amazônica
Estreia em 24 de janeiro, às 21h, no canal Futura, “Sabores da Floresta”, a primeira série documental gastronômica totalmente produzida no Norte do Brasil. Apresentada pelo chef paraense Thiago Castanho, a série contempla a riqueza da culinária da região amazônica indo direto às suas origens.
Na primeira temporada, a produção percorreu 12 municípios no Pará e no Amazonas, com mais de 30 profissionais envolvidos. Os 13 episódios de Sabores da Floresta foram produzidos pela Marahu Filmes, produtora paraense, com direção de Fernando Segtowick. A cada semana, o programa mergulha nas histórias de ingredientes como cupuaçu, açaí, tucupi, acari, tucumã em feiras, mercados, rios e na floresta, sempre descobrindo novos olhares e modos de preparo de produtos já tão conhecidos pelos habitantes.
Em sua jornada, Thiago Castanho explora os métodos e tradições de pequenos produtores, apresenta as habituais versões de pratos das localidades que visita e cozinha receitas tradicionais com os moradores locais. Ao final de cada episódio, na casa da família Castanho, em Belém do Pará, o chef recebe um convidado para juntos cozinharem um prato com o ingrediente do dia.
Entre os convidados estão o chef André Mifano, no episódio das ostras, a chef Mara Salles, falando de farinha, o irmão de Thiago, também chef, Felipe Castanho, e o pai da família, ‘seu Chicão’, nos episódios do tucupi e acari, respectivamente.
“Desde a primeira reunião entre a produtora e o Thiago Castanho, ficou muito claro que queríamos unir os formatos de programas de gastronomia e viagens, porque a maioria dos ingredientes ficam nos interiores da região amazônica, em lugares onde muitas pessoas não tem acesso ou até mesmo não conhecem”, explica Fernando Segtowick, diretor e um dos criadores da série. Para Clarissa Zappe, diretora de gastronomia da série, o projeto “Foi um grande desafio, mas também o maior presente! Além de dirigir um programa lindo, delicioso, que ensina, que mostra o nosso coração e o da terra, com pessoas e produtos incríveis, eu ganhei uma família nova, envolvimento e identificação com toda uma cultura.”
A
produção também revelou novos talentos da região, como a roteirista
Adriana Faria, que estreou na função junto do co-roteirista Eneas
Carlos, de São Paulo. “O Sabores foi a primeira série documental que
criei em parceria com o Fernando Segtowick e o Thiago Pelaes. Não
imaginava o quanto seria engrandecedor conhecer mais sobre os
ingredientes da nossa terra” afirma Adriana.
“Com Sabores da Floresta, o Futura e a Fundação Roberto Marinho reforçam sua atuação na área de sustentabilidade e valorização da floresta. Especialmente com foco na juventude rural, com o incentivo à permanência desses jovens no campo, desenvolvendo carreiras e atividades econômicas ligadas aos produtos florestais”, diz Ana Paula Brandão, gerente de Implementação do Canal Futura/Fundação Roberto Marinho.
Assista ao trailer:
Sobre Thiago Castanho
Thiago Castanho nasceu e cresceu em Belém, capital do Pará, em meio à selva amazônica brasileira. Filho de D. Carmem e “seu” Francisco, Thiago tomou gosto pela comida e ingredientes de sua terra quando seu pai resolveu transformar a sala de sua casa em um pequeno restaurante para sustentar a família. O Remanso do Bosque, dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, foi o primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar na lista dos 50 melhores da América Latina.
Sobre a Marahu Filmes
A Marahu Filmes é uma produtora de conteúdo sediada em Belém do Pará. Desde 2015, desenvolve projetos para cinema e televisão e internet. Foi vencedora do edital de Núcleos Criativos da ANCINE para a criação de cinco projetos, entre séries e longas-metragens. Em 2020, lança também, o documentário “O Reflexo Do Lago”.
Sobre o Canal Futura
O Futura é uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da parceria entre organizações da iniciativa privada, unidas pelo compromisso de investir socialmente. Seus parceiros mantenedores são SESI – DN e SENAI – DN, FIESP / SESI – SP / SENAI – SP, Fundação Bradesco, Itaú Social, Rede Globo e Votorantim.
O canal realiza a distribuição multiplataforma de conteúdo e metodologias socioeducacionais por meio de um cana