No alto da Zona Norte encontra-se uma esquina que sedia um dos melhores restaurantes de culinária portuguesa da cidade. O Dona Florinda é reconhecido pelo seu bacalhau e, sem dúvida pelo atendimento. Bernardo comanda a casa e seu filho Thiago dá o tom à cozinha. Thiago passou um tempo em Portugal fazendo estágios e conhecendo os bastidores da culinária lusa, tanto no Bacalhoeiro de Vila Nova Gaia, quanto na cidade de Espinho, a cidade natal de Bernardo.
Sempre atentos aos clientes, não passa uma mesa sem que haja uma recepção calorosa. Durante a refeição Bernardo verifica se estão todos felizes, come estivessem na sala de sua casa. Esta é uma casa portuguesa com certeza!
A especialidade é o peixe do país e o orgulho nacional, o bacalhau. A matéria prima é sempre o tipo Gadus Morhua. Um peixe característico do Atlântico Norte e que pode chegar a 2 metros de comprimento. Tem coloração castanho esverdeado e prata. O processo de salga deste peixe vem desde o século XIV pelos portugueses. Tanto que este peixe fez parte da gastronomia portuguesa, que os habitantes o chamam de “Fiel Amigo”.
São mais de dez opções de receitas, sendo que aqui o corte do lombo do bacalhau é feito da cabeça para o rabo e não na transversal, como é o costume. Resultado, um lombo alto de carne exuberante, suficiente para as receitas de bacalhau e todo o restante da carne do peixe é aproveitado em bolinhos e outras receitas em que o peixe é desfiado. Destas constam a Punheta, o Bolinho e as Pataniscas de Bacalhau.
Nas especialidades destaque para o Bacalhau ao Forno, o carro chefe da casa, com lombo alto que se desmancha em lascas inteiras, acompanhado de batatas, pimentão, cebolas, ovos cozidos e azeitonas portuguesas. Este bacalhau levou uma semana para ser dessalgado. Na mesa, uma ótima opção de harmonização, indicada pelo Bernardo com o vinho português da premiada DFJ, de uvas Touriga Franca e Touriga Nacional.
A Touriga Franca é a casta mais plantada na região do Douro e a Nacional é a casta preferida dos próprios portugueses. O vinho tem intenso aroma de frutos vermelhos do bosque e chocolate, com intenso final. A harmonização é perfeita, sendo que o vinho renova a boca a cada vez que é degustado, não apenas restabelecendo as papilas gustativas, mas também tornando o prato mais leve e agradável.
Mas nem só de bacalhau vive o Dona Florinda. O restaurante também oferece os tradicionais Polvo à Lagareiro, o Coelho à Portuguesa, Feijoada de Frutos do Mar, Alheiras e às quintas à noite também as Sardinhas Portuguesas na Brasa. Estas, melhores que as nacionais, pois além de mais gordurosas e saborosas, também soltam as espinhas de forma fácil. Elas também são servidas em molho especial com batatas, cebolas e acompanha a Broa Portuguesa.
O salão envidraçado fica lotado de famílias e amigos que vem, junto com executivos das feiras do Anhembi e Center Norte, atrás deste que foi recentemente escolhido pela opinião pública, como o melhor português. A decoração também tem pratos de louça e galinhos típicos.
Os doces são os fresquíssimos pastéis de Santa Clara e de Natas
Restaurante Dona Florinda
R. Antonio Pereira de Souza, 227 – Santana – São Paulo SP
Fone: 2892-1688
http://restaurantedonaflorinda.com.br