Uma das grandes marcas da cidade de Jundiaí sem dúvida é sua descendência italiana.
Apesar de ter 350 mil habitantes na cidade, Jundiaí ainda mantém intensa atividade rural, está inserida no Circuito Turístico das Frutas, mas mantem principalmente a vitivinicultura, tradição trazida pelos italianos e consolidada por seus descendentes.
Por isso o nome de “Terra da Uva” ser frequentemente atrelado a Jundiaí. Mas não apenas no campo se é percebido o traço cultural da cidade.
Este traço cultural é expresso nas mesas dos restaurantes mais tradicionais e típicos da gastronomia da Bota, porém no interior paulista.
Um dos mais relevantes estabelecimentos da cidade com esta característica é o Villa Brunholi, cuja família fundadora tem como atividade o vinho desde 1883! O complexo do Villa é o resultado de um trabalho familiar centenário de várias gerações. A estrutura é composta de adega com loja de comidinhas do interior, museu do vinho e restaurante e fica no bairro do Caxambú.
O bairro citado, assim como outros também habitados por descendentes de italianos foram desenvolvidos a partir do Núcleo Colonial Barão de Jundiaí, uma estrutura governamental de suporte aos imigrantes e que abrigou os italianos na região, no final do séc. XIX. Ainda hoje permanecem no Caxambú as famílias mais antigas vindas da Itália, que mantém de certa forma as tradições dos antepassados.
Saiba mais sobre a Imigração Italiana em Jundiaí
Vistoso, o Villa Brunholi dispõe de mais de cem vagas para estacionar, seus salões do restaurantes são bastante amplos e a sala dedicada às crianças é muito bem equipada e pode ser monitorada da mesa pelos pais, através de seus mobile.
Numa área extensa subindo a colina onde o Villa Brunholi está localizado estão um pomar, animais, brinquedos e área de descanso. Também na propriedade fica a simpática Adega repleta por aproximadamente 300 produtos bem apresentados de fornecedores garimpados do interior, além é claro de ampla adega com os produtos de fabricação própria e mais de cem rótulos, pois a Adega Brunholi é representante da Wine Brands no interior.
No restaurante a especialidade são as massas de receitas da família e de fabricação própria utilizando apenas farinha de trigo grano duro, semolina e ovos; porém a estrela do cardápio é o Filet à Parmiggiana. O prato de tamanho considerável alimenta facilmente 4 pessoas, vem coberto de queijo derretido e um molho para lembrar durante um bom tempo. Paulo Brunholi, o anfitrião e atual responsável do clã da família explica que o molho é feito manualmente, somente com tomates frescos sem polpas ou molhos prontos, daí a diferença no sabor.
O próprio Paulo recomenda como o melhor acompanhamento do Filet a Polenta Frita em cubos, cujo Fubá é produzido no restaurante moído numa antiga pedra de moagem de milho. O resultado é avassalador, a carne é muito macia e no ponto, o já elogiado molho faz jus a qualquer exagero e as polentas, fumegantes no seu interior mas crocantes por fora deixam as dietas em modo de espera.
Os atenciosos garçons vestidos à caráter, com boinas e vestimentas com as cores da bandeira italiana, sempre veem à mesa abastecer os pratos com mais pedaços do voluptuoso filé.
Melhor de tudo é que pelo tamanho dos pratos o prazer de degustar a excelente gastronomia demora para acabar.
Claro que o cardápio fica muito bem acompanhado por vinhos.
Serviço
Villa Brunholi
Av. Humberto Cereser, 5900, Caxambu, Jundiaí-SP
Telefone: 11 4584-1219 e 4584-7619
http://www.brunholi.com.br/
Os apoiadores do Projeto Jundiaí