Este restaurante dentro de um hotel na Praia de Juquehy atende expectativas mais elevadas, tanto de quem procura ambiente como para comensais a procura de qualidade.
O Tamanás está localizado próximo ao canto direito da praia. Apesar de aparentar urbanização, algumas vias do bairro ainda apresentam uma dificuldade nostálgica de antes da Rio-Santos para se chegar aos melhores locais. Esse é o caso da avenida da praia que mantém a pista muito acidentada, além de pontes de madeira que provocam sensação de aventura e de menos interferência com a Natureza.
Mas valerá a pena encarar o caminho. Para chegar ao salão de serviço do restaurante é necessário atravessar o hotel, o local fica em frente ao Mar, pé na areia. Neste ambiente de luz natural, brisa convenientemente insistente, sofás e mesas bem espaçadas e espalhadas sobre deck de madeira, pode-se avistar a ilha do Montão de Trigo no horizonte.
Para aqueles que logo achariam que esta paisagem combina com uma taça, a extensa Carta de Vinhos é composta por boas escolhas de rótulos do Velho e do Novo Mundo, de espumantes a tintos mais estruturados. Uma das opções para um dia quente é o Finca La Daniela Torrontès de Mendoza, na Argentina. O jovem vinho branco apresenta cor dourada brilhante, um vinho claro com aromas florais. Sua acidez equilibrada e notas de menta abraçaram os pratos com louvor, tanto a carne quanto o camarão. Ótima sugestão do responsável pelos vinhos que demonstrou preparo para apresentar os rótulos e possíveis harmonizações.
O Chef Ivan é o responsável pelo cardápio e apresenta proposta gastronômica que envolve técnicas internacionais apuradas na preparação de receitas criativas, utilizando ingredientes de inspiração local e sazonal.
Mapa do Cardápio: Extenso, comporta ampla variedade de Saladas, Sopas e Cremes, dispõe de uma linha Light, escolhas de Omeletes, Comida Caseira, Peixes e Frutos do Mar e Carnes.
Da grande variedade de saladas disponíveis a de Quinoa com Couve e Maçã se destaca pela leveza e composição. O prato é servido com apresentação convidativa e quando degustado sugere que a singela acidez da couve seja amenizada pela doçura da maçã. A quinoa apenas observa neutra e quase crocante para completar a textura. Acertou em cheio!
Para celebrar a proximidade com o Mar, um dos pratos sugeridos é o Camarão Grelhado, Creme de Maracujá, Pistache e Risoto de Alcachofra com Queijo Brie. Os camarões vem emoldurando a pequena torre central do risoto. Os crustáceos são muito limpos e grelhados à perfeição, com textura tenra e firme contrastam com a maciez do creme cítrico e as lascas crocantes do pistache. O risoto traz outros sabores e cremosidades para compor a receita e aquecer o estômago com qualidade.
Dica do autor: Este local é porto seguro para quem procura pratos à base de carnes no Litoral Norte.
A comprovação é o Filet Mignon ao Molho de Amoras, com Risoto de Palmito e Alcachofra. O pedaço alto e suculento de carne é coberto pelo molho que traz um leve toque adstringente ao corte. Para completar, os sabores confortáveis do risoto que une ingredientes de características locais e sazonais de forma surpreendente.
As sobremesas não destoaram do nível. A Torta Trufada à Moda do Chef é a opção fresca e leve, com uma montagem que envolve o cítrico da torta mousse de limão sobre um bolo molhado com leite de coco, coberta de farofa doce e pralinés de chocolate branco. Texturas e sabores para fechar bem a refeição.
Já os chocólatras não passam vontade e tem à disposição um Bolo de Chocolate recheado com Ganache e coberto com Calda Quente de Frutas Vermelhas . Acompanha Sorvete de Baunilha. Destaque para o Ganache, que apesar de em pouca quantidade dentro do bolo, marcou presença junto à calda artesanal e feita no próprio restaurante.
Este local tem potencial para surpreender os visitantes. Recomendado!
Serviço:
Restaurante Tamanás
Av. Mãe Bernarda, 3221 – Juquehy, São Sebastião – SP
(12) 3891-1000
www.juquehypraiahotel.com.br/index.php/gastronomia-2/