Um dos traços culturais mais evidentes e diferenciados da cozinha Paulista é a forte presença de elementos de origem Italiana na culinária, principalmente aquela ainda praticada por descendentes dos imigrantes que povoaram o Estado há mais de um século.
Muitos destes “Italianos” vieram para o Brasil ainda antes da formação da Itália. Trouxeram costumes e práticas culinárias que precisaram ser adaptadas ao clima e aos ingredientes disponíveis na nova morada, principalmente o Estado de São Paulo.
Como a cidade de São Paulo tinha como língua oficial o Italiano na virada do século passado, pode-se ter uma ideia da influencia desta cultura no dia a dia dos Paulistanos. No interior os imigrantes formaram Colônias e Jundiaí foi uma das principais no Estado de São Paulo.Para lá foram encaminhadas muitas famílias para trabalhar na terra. Portanto no interior do Estado, assim como na capital Paulista, a influência Italiana se sobrepõe em muito a Portuguesa na formação da cultura, notadamente a culinária.
Uma dessas famílias que perseverou e ficou em Jundiaí foi a Família Brunholi, originária do Vêneto. De geração em geração os Brunholi se estabeleceram, primeiramente com o comercio de vinhos e depois com a abertura de um restaurante, que atualmente mais parece um centro de cultura à beira da estrada.
Uma das principais atrações do restaurante Brunholi é o Filé à Parmegiana, servido há anos e um dos carros chefe da casa.
Sobre isso o sociólogo Carlos Alberto Dória, da Unicamp, faz uma crítica, em seu livro “A Formação da Culinária Brasileira”:
“O bife à parmegiana não é reconhecido como ‘coisa nossa’ porque não se encaixa na matriz de convergência étnica, em que o branco é representado apenas pelos portugueses”.
Recentemente o tradicional Filé Mignon começou a aparecer em companhia de outros componentes e o Parmegiana passou a ser servido em rodízio !?!
Nos primeiros sábados do mês é possível encontrar no Rodízio do Brunholi a especialidade Ítalo-Brasileira em versões que levam Tilápia (vegetariana), Frango, Linguiça Caseira e Berinjela, além da própria carne.
Em todos, o sabor do excelente molho e do empanamento com precisão são complementados com a delicada carne do peixe (filé macio e sem espinhas), ou com a leveza do frango, ou com a presença mais marcante da linguiça (feita no restaurante e levemente picante) ou a originalidade da berinjela, além do filé.
As especialidades são servidas pelos atenciosos garçons, em forma de rodízio, enquanto os acompanhamentos são trazidos à mesa, como batatas fritas, arroz branco e a deliciosa Polenta feita com Fubá produzido na propriedade.
Além do almoço, o passeio inclui a compra de vinhos, que incluem bons rótulos de uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, além de Cachaça premiada e Caipirinha própria exportada para vários países. Na loja também estão disponíveis doces, café, fubá, queijos… tudo artesanal.
Uma experiência gastronômica que nem na Itália será encontrada.
Serviço:
Villa Brunholi
Av. Humberto Cereser, 5900 Caxambu – Jundiaí/SP
11 4584-1219
11 4584-7619