O sistema rodízio foi na verdade inventado na cidade de São Paulo e se desenvolveu acompanhando o crescente interesse por esta gastronomia na cidade desde a década de 70.
As refeições japonesas seguem outra apresentação e dinâmica na mesa. Mas como tudo na cidade acaba virando mania, os restaurantes acabam mostrando o que há de melhor nesta culinária, num verdadeiro passeio gastronômico.
Os rodízios já são um tanto conhecidos e apresentam sushis, sashimis e grelhados ou pratos quentes. Um dos mais conceituados restaurantes que oferecem o sistema rodízio é o Aoyama, rede que já atinge cinco restaurantes na cidade.
Como diferencial há ampla oferta de pratos em diferentes formas e texturas, porém com itens especiais para inovar e ousar. Com certeza diferenciou.
As inovações são apresentadas na entrada da refeição, com canapés de salmão em chips de mandioca e tartar do mesmo peixe com molho cítrico especial.
Nas chapas de ferro chegam shimeji e shitake fumegantes, acompanhadas de guyozas fritas (pasteis originários da China, mas que foram integrados à mesa japonesa), carpaccio de peixe branco Saint Peter, Djô de salmão e atum com molho de maracujá.
Estas introduções representam sinal claro da culinária japonesa mais contemporânea, que mistura não só elementos, mas manuseios e preparos diferenciados. O resultado é de altíssima qualidade, por isso o reconhecimento da casa como uma das melhores no sistema rodízio.
A qualidade e sazonalidade dos ingredientes são o mote do Aoyama, mesmo porque a família que administra os restaurantes esta do ramo de pescados há muito tempo, portanto tudo sempre muito fresco. O serviço e apresentação dos pratos são excelentes, seguindo a tradição nipônica. O ambiente, se não tem aparência tradicional representa a ousadia de provocar o bem estar e harmonização ambiental com mesas bem separadas e luz natural, que provoca sensação de frescor e naturalidade durante as refeições.
O ritual do rodízio prossegue com outras entradas contemporâneas como hot roll kabotchá com camarão e purê de abóbora japonesa, assim como as mais tradicionais como o pastel japonês Harumaki, o salmão com molho ponzu (a base de limão) e ainda camarões e lulas crocantes e empanadas. Destaque para o Niguirizushi de Salmão, raspas de limão e molho de mel, maracujá e gengibre( delicioso e equilibrado).
Os Sashimis também são servidos em cortes tradicionais, e o sushi em seus diversos modos de preparo:
Niguirizushi (bolinho de arroz coberto por uma fatia de peixe)
Uramaki (enrolado de alga com arroz na parte externa com diversos recheios)
Hossomaki ( enrolado de alga com arroz na parte interna e diversos recheios)
Futomaki ( enrolados grandes de alga com arroz na parte interna e diversos recheios)
Batera (prensado).
Ainda outras iguarias do menu são o Djô (arroz envolto com uma lamina de peixe ou verdura e cobertura) e o Temaki (sushi em forma de cone com diversos recheios) e pratos quentes como o tradicional yakissoba (macarrão com legumes), tempurá (legumes empanados), teppan yakki (grelhados) e katsu (milanesa japonesa).
Para sobremesa, dentre várias opções destaque para o tempurá de sorvete e o harumaki de nutella. Ótimas combinações de ingredientes estrangeiros em formatos tradicionais orientais. O resultado é uma opção das melhores para quem aprecia sabores distintos, apresentação impecável e mesmo assim, uma quantidade relevante de iguarias japonesas.
O sistema rodízio está muito bem representado na Gastronomia Japonesa, pelo Aoyama, seja pelo ambiente, pelo serviço e pela qualidade com variedade da proposta do cardápio.
Serviço:
Aoyama
Rua Bandeira Paulista, 405
Fone: (11) 3168-8011
Praça Vila Boim, 63
Fone: (11) 3666-2087
Al. dos Arapanés. 532
Fone: (11) 5052-7732
Rua Padre João Manoel, 1069
Fone: (11) 3062-0885