A padaria foi inaugurada em 1938 e desde 1958 pertence à mesma família. Do forno à lenha da época saiam pães para as quitandas, vendinhas e bares da região. Os pães então eram o Francês, a Bengala e o Filão.
Atualmente os fornos são elétricos, a massa é feita com a ajuda de Masseiras e Batedeiras de última geração, sete padeiros e onze confeiteiros, além de outras dezenas de funcionários que trabalham distribuídos nas 24 horas para produzir mais de 2 mil itens. Todo o processo é sempre supervisionado por um dos três sócios, o que garante qualidade nos produtos e no atendimento.
Passaram-se os anos tudo é diferente o cliente ficou mais exigente e nós seguimos junto com as mudanças, hoje pode se dizer que a panificadora moderna serve todas as refeições do dia e para diversas gerações.
A panificadora utiliza dois tipos de fermentação, o convencional tijolo feito a base de cana de açúcar e o chamado massa madre que é uma esponja de massa azeda e fermentada e cultivada a base de caldo de cana, cerveja e farinha. A farinha usada é a especial pura , a farinha integral pura, também as especiais para pizza, pão doce e tem algumas pré misturas desenvolvidas por diversos fabricantes para bolos com sabores específicos.
Alguns pães são feitos no fim de semana exemplo do pão italiano e a rosca de torresmo todo o resto e feito todos os dias e assado conforme a demanda. A única receita original da Santa Branca com ingredientes e processo desenvolvido por anos de experiencia é o pão francês. Os pães que são reconhecidos pelos clientes são indiscutivelmente o francês, depois segue o pão de torresmo e o pão integral. Dentre os diferentes pães disponíveis estão o italiano, ciabata, integral , chia, com diferentes tipos de grão , australiano, leite, bisnaga, hamburguer, hot dog, uma gama enorme de bolos,tortas , pudins, broas.
padariasantabranca.com.br/