Durante a realização da 20ª São Paulo Boat Show, o grupo francês GL events, gestor do centro de exposições São Paulo Expo apresentou uma novidade pra lá de bem vinda. Na área denominada Espaço dos Desejos, onde objetos e outros itens de maior cobiça do público, o público pode saciar o desejo de comer o que há de melhor.
Um dos parâmetros para decidir pelo melhor foram as estrelas do tradicional e ainda muito respeitado Guia Michelin. O resultado foi a instalação do L’Atelier D’Edmond, um restaurante da região da Savoia, no sudeste da França comandado pelo Chef Benoit Vidal, reconhecido por sua autenticidade.
A ambientação procurou replicar o mobiliário, a iluminação e a cozinha ficou aberta para a realização de Cooking Shows.
O Chef Benoit Vidal foi encarregado de desenvolver um cardápio que apresentasse algo ligado ao Mar para contextualizar com o maior salão náutico indoor da América Latina, com 32 mil visitantes.
De forma geral, o que se pode apreciar no menu definido pelo chef foi, como ele mesmo intitula, uma cozinha cromática, com sabores e texturas escolhidas a partir dos tons provocados na finalização dos pratos. As texturas foram provocadas por elementos de certa forma únicos, com ingredientes específicos, como PANC’s e variações dos mesmos tipos de vegetais, notadamente da região onde cozinha.
Para o Boat Show Benoit trouxe uma especiaria a partir do pinheiro, proveniente da região do L’Atelier e em outra criação utilizou como forma de tempero o Caviar Uruguaio, o único da América Latina.
A finalização dos pratos foi feita de numa forma pictórica, leve e atraente. Os sabores ainda tinham o compromisso de harmonizar com vinhos especialmente escolhidos para a ocasião.
O Chef realizou um Cooking Show especial somente para a imprensa especializada onde juntamente com a parceira desta experiência gastronômica Carole Hilton da Agência Thakay, puderam mostrar com detalhes as etapas de elaboração de suas criações.
O chef Catalão estrelado optou por um formato familiar a ele e suas origens e apresentou seis opções de Tapas salgadas e três doces. A opção por tapas foi uma escolha democrática que permitiu não apenas apreciar o menu degustação completo, mas também apenas degustar os pratos de forma individual.
A seguir as Tapas e suas decrições:
Ovo pefeito e risoto de abobrinha, velouté de parmesão
Sobremesas:
O Chef explicou alguns de seus conceitos e descreveu um pouco da lógica dele em cada prato criado. Em todas percebeu-se uma preocupação muito forte com os ingredientes e a forma final possível deles nas criações. A sensação é de que comemos arte, com texturas que se ingerem e provocam prazeres únicos.