O empresário Sauro Scarabotta, proprietário do Friccó Restaurante na Vila Mariana lança linha de pães e salumeria, composta de 40 produtos gastronômicos com forte inspiração na cultura Italiana (dentre eles a Massa feita com Pão Artesanal acima) que remete aos produtos consumidos por sua família há gerações. Agora anexo ao restaurante que faz sucesso há 20 anos está a Sauro d’Itália Pane & Salumeria.
Uma das principais características do consumo de pães entre os Paulistanos é a preferência pelo Pão Italiano. Devido à forte imigração dos “oriundi” para a cidade, que chegou a ter mais de 50% de sua população desta origem no início do século passado, o costume de consumir o filão de pão mais rústico de sabor azedinho, próprio até para raspar o molho de macarrão do prato, como é comum nas inúmeras cantinas de São Paulo, se consolidou.
Após muitas investigações e estudos desde 2010, Sauro que é nascido em Gubbio, na Úmbria produz pães artesanais inspirados naqueles que comia na infância, com fermentação natural que pode durar até 24 horas. Além dos tradicionais Italianos, desenvolveu também o Pão de Café e o Pão de Malte de Cevada duas paixões nacionais.
Para garantir a qualidade dos produtos, Sauro se assegura que todo o processo e artesanal e que os ingredientes sejam os melhores, como é o caso da Farinha Italiana que garante sabores únicos e saudabilidade.
Sauro assume estar apto no controle sobre todas as dificuldades que apresenta o Fermento Natural.
Dicas do Sauro:
Como reconhecer um pão feito 100% com fermento natural
É importante que o consumidor atente para alguns detalhes: “Sauro explica que são várias as características que este tipo de fermentação traz ao pão, sobretudo quando é feita em um tempo longo”. De 16 horas até no máximo 48, para os pães e até de 72 horas para o panettone. A casca crocante, coloração irregular sabor agradavelmente azedinho, elasticidade gostosa do miolo, a durabilidade sem perder qualidade. O Prazo de validade é 7 dias em refrigeração e 30 dias em congelamento, sem perder a qualidade, sabor e a saudabilidade.
Para regenerar, basta aquecer em calor forte, em forno elétrico, normal ou torradeira. A casca ficará bem crocante e o miolo úmido, como se acabasse de ser feito.
Fermentação natural e saúde
Além do processo de produção artensanal, natural elaborado comfarinha de primeira qualidade, importada da Itália, Sauro destaca um ponto importante: “o pão de fermentação natural faz bem. O processo milenar é muito mais saudável para o ser humano porque seus componentes fazem durante a fermentação, a quebra de muitas substâncias contidas nas farinhas e no pão deixando o produto mais facilmente digerível pelo nosso organismo. A fermentação natural também deixa o pão com um índice glicêmico muito inferior aos outros pães que tem no mercado. As farinhas italianas são muito superiores por vários motivos, explica o chefe.” Um dos principais é ligado a cultura gastronômica do país, o pão, a pasta e outros derivados de farinha, tem na Itália um destaque enorme no dia a dia da alimentação. Isso remonta às suas origens, muito anteriores ao próprio nome de ITALIA!! O trigo é selecionado, ele passa por rigorosa seleção para cada uso específico, dependendo das características exigidas. Os diferenciais tanto na matéria prima quanto no processo de moagem, criam produtos específicos para cada uso e que fazem do nosso pão um dos melhores do Brasil, diz”.
E as vantagens ao consumidor deste tipo de pão?
Para o chefe são inúmeras. “O pão passa a ser um alimento saudável interagindo e reforçando a nossa flora intestinal, devido às enzimas que ele desenvolve durante a fermentação. Índice glicêmico muito menor, porque a fermentação natural é longa e deixa a farinha mais pobre em açúcares que foram consumidos pelas leveduras e fungos que compõem o fermento natural. Outro aspecto é a durabilidade de vários dias que proporciona uma economia de tempo no dia a dia. A regeneração é outro ponto positivo, aquecido ao forno ele volta ao seu estado natural, como se estivesse fresco. O sabor levemente azedinho é uma sensação de leveza, depois de ter comido várias fatias. No pão integral melhora a absorção das fibras, componente que esta farinha tem, porque este tipo de fermentação elimina os fitados (fatores antinutricionais contidos neste tipo de farinha),” diz Sauro.
Compõe a linha de pães com fermentação natural Sauro d’Italia:
- Pão da casa – grande
- Pão da casa normal (filetta, ciabatta ou redondo).
- Pão sem sal (pane sciapo)
- Pão integral- redondo, comprido ou ciabatta
- Pão italiano com milho
- Pão de café
- Pão de torresmo da fazenda
- Pão de sêmola
- Pão de banha de porco de fazenda (caipira)
- Pão para Bruschetta
- Pão de uvas e vinho tinto (ciabatta ou redondo)
- Pão de malte (de cerveja artesanal)
- Focaccia
- Pra nonna (baixo glúten, com farinha de arroz) ciabatta ou redondo
Serviço:
Espaço Gastronômico: Pane & Salumeria Sauro d’Itália
Rua Cubatão- 831- Vila Mariana – São Paulo
Tel.: (11) 5084-0480/0415
Horários:
3ª feira, 4ª feira e Domingo: das 11 às 17 horas.
5ª feira, 6ª feira e Sábado: das 11 às 22 horas
Email: contato@sauroditalia.com
https://www.youtube.com/watch?v=UpGs_vJykxE&feature=youtu.be
O Chef Sauro Scarabotta ministra cursos de salumeria e pães com fermentação natural para o público em geral e profissionais. Acompanhe a programação no site.