Pela primeira vez foi realizada a feira Provino em São Paulo, no Transamerica Expo Center.
A primeira edição do evento em outubro contou com 120 expositores e foi a maior do trade de vinhos da América Latina, com entrada permitida apenas para profissionais da área e imprensa especializada.
Entre os expositores estavam produtores e importadores de vinhos, acessórios, serviços e revistas. Aproximadamente 15 mil pessoas visitaram a feira em busca de novos e bons vinhos para seus negócios.
Vale destacar a presença importante de vinhos franceses e italianos que por vezes acabam sendo ofuscados com o marketing dos chilenos e portugueses que gozam de bom reconhecimento do público brasileiro.
Os vinhos italianos são apaixonantes, notadamente os cultivados em solos vulcânicos, como próximo do Etna e Vesúvio. Estes solos apesar de próximos aos vulcões comportam muitos nutrientes capazes de colaborar para a produção de vinhos incríveis. As raízes das vinhas tendem a estar sempre ativas devido a porosidade das rochas nestes solos. Castas como Falanghina e Piedirosso são ótimos representantes dessas regiões.
Os franceses como o Chateneuf Du Pape ou St. Emilion dispensam elogios.
A França tem a vantagem de oferecer vinhos muito diferenciados em várias de suas regiões. Aí é só sorver os rosés de Loire, os tintos de Bordeaux e Borgonha…
Como pode-se perceber a Provino se mostrou democrática, bem organizada e com expositores de muita qualidade.
Esperamos muitos anos de vida a Provino!