Primeiramente conhecido como Território de Orleans, o nome Louisiana é em homenagem a Luis XIV, pois foi um francês que primeiro chegou ao território pelo Rio Mississipi, que cruza o Estado de alto a baixo terminando em uma enorme foz na cidade de New Orleans. Depois de posses Espanholas, Inglesas e Francesas o Estado foi comprado de Napoleão pelos Estados Unidos, que no início do século XIX mais que dobrou de tamanho.
Por sua colonização notadamente católica, o Estado é o único dividido em Parishes ou Paróquias ao invés de Condados como os outros Estados Americanos.
Louisiana é conhecida como o mais feliz Estado Americano, por conta de seu rico passado multicultural, sua música e sua gastronomia, que podem ser conhecidos por meio de uma variedade de atrações.
Na região da capital do Estado, Baton Rouge, o maior rio Norte Americano é pontilhado de Plantations ou Propriedades Rurais onde se cultivavam principalmente algodão e açúcar. Fortunas com a agricultura foram comuns nesta região antes da Guerra Civil Americana. Atualmente os proprietários destas terras restauraram a estrutura para receber visitantes e apresentar como eram a vida de proprietários e escravos que viviam ali em meados do século XIX.
O território Cajun ocupa muito do litoral do Golfo do México e surgiu de um grupo etnológico formado por descendentes de Franceses expulsos do agora território território leste do Canadá. Muito locais ainda falam o dialeto Cajun e a sua culinária é distinta e única no Mundo, pois contem influência dos povos nativos da região.
No centro do Estado pode ter contato com outra referência étnica, os Creoles, nome dado para diferenciar os locais dos Espanhóis e Franceses que ocupavam o território. Estes grupo pode ter além de descendentes Europeus, os Africanos e Nativos em seu sangue. Sua culinária mescla a cozinha Cajun com a culinária Sulista Americana. Por isso Louisiana é também conhecida como Creole State.
O norte do Estado tem uma colonização mais Anglo Saxônica e até mesmo o sotaque pode ser bem diferente. A cultura e a culinária também serão diferenciadas e muito mais parecidas com outros locais do Sul dos Estados Unidos.
A região de New Orleans é conhecida pelo nativo Jazz, que ecoa em todas as ruas da festiva cidade, onde além do ritmo popular também cultua o Mardi Gras, festa similar ao Carnaval. Seus quarteirões são repletos de arquitetura, história e museus que retratam a feliz mistura e excelente diversidade da cidade que está abaixo do nível do mar. Nesta região também são encontrados os pântanos do Estado.
Na gastronomia o Estado, além de ser a sede da Tabasco também é o maior produtor de Crawfish (uma espécie de lagostim muito utilizado na culinária local) e um dos maiores processadores de ostras da América. Boa parte de sua cozinha vem do Golfo do México com influências Caribenhas.
Informações turísticas: