Ícone do site Olhar Turístico

Valle do Colchágua e seus vinhos de destaque

O Chile vem desfrutando de resultados positivos do compromisso em conhecer e reconhecer profundamente seus territórios, vales, encostas e desertos para produzir o melhor vinho possível, aliado a investimentos em conhecimento e tecnologia. Por isso o país sul americano é atualmente um dos produtores de elite no cenário mundial, além de ser um dos principais exportadores.

Ainda bem que boa parte desta produção vem para o Brasil, já que somos os maiores importadores dos vinhos chilenos no Mundo. Tanto que a Wine Enthusiast a considerou a melhor região vinícola do planeta em 2003!

Uma das principais regiões produtoras dos melhores rótulos é o Valle do Colchágua. O “lugar de pequenas lagunas” é o que significa o nome do vale que fica situado na parte central do país, ao sul da capital Santiago e que atualmente comporta várias das melhores vinícolas do Chile.

Alguns dos fatores que contribuem para esse terroir são as chuvas recorrentes, as variações de temperatura (noites frescas e dias ensolarados) que favorecem a maturação das castas, e a fertilidade da terra entre os Andes e o Oceano Pacífico. Tudo isso regado a águas de degelo da cordilheira.

Apesar da Cabernet Sauvignon ser a casta mais cultivada, outras aparecem nesta região, como Carmenere, Malbec, Merlot, Syrah…

Abaixo são apresentados os vinhos que se destacaram no evento realizado em São Paulo, exclusivo desta região chilena:

 

Este é o Siegel Viognier Gran Reserva 2018 que apresenta cor amarelo esverdeada com aromas herbáceos e sabores cítricos, e que apesar de corpo leve tem 14% de teor alcoólico.
Estes vinhos são da mesma vinícola e da mesma casta, porém um é produzido no terroir do Atlântico e o outro da montanha. Muito diferentes em sabor e corpo, os refinados Cumbres Andinas tem olfato convidativo e uma acidez muito boa.
O nome deste vinho homenageia as regiões originais das castas que compõem o blend: Bordeaux (BO), Rhône (RO) e Borgogne (BO) As uvas do klend são: Syrah, Cabernet Sauvignon, Carmenère, Pinot Noir e Merlot Um dos ícones do Chile!
Sair da versão mobile