Ícone do site Olhar Turístico

Vinhos de Altitude de Santa Catarina, localização ímpar produz grandes vinhos

No último evento do Vinho na Vila tivemos o prazer de conhecer duas vinícolas localizadas em regiões de altitude do Estado de Santa Catarina e ficamos impressionados com a qualidade dos vinhos.

Os vinhos produzidos em altitudes que variam de 900 a 1.400 metros acima do nível do Mar se beneficiam do clima frio para amadurecer as uvas de forma lenta e completa, o que acaba resultando em vinhos de características intensas e marcantes.

A vinícola Hiragami, proveniente da produção de maças por exemplo está situada em São Joaquim, a cidade mais conhecida por ser uma das que mais vivencia precipitações de neve no Brasil. Com clima bem definido a quase 1.500 metros de altitude, muito estudo prévio e primor na qualidade, a vinícola produz as variedades Cabernet Sauvignon, Merlot e Sauvignon Blanc.

O Cabernet Sauvignon Top tem corpo, denso de taninos equilibrados e persistência harmônica. Passa longos 24 meses em barricas novas, francês de segundo uso e americano de segundo uso. A estimativa de guarda deste vinho é de 20 anos! E acreditem, ele já está muito bom agora.

Sem dúvidas, a Hiragami é a prova da evolução da qualidade dos vinhos nacionais.

A Villagio Grando tem uma história interessante por trás de seus vinhos. As terras onde são cultivadas as casatas, em São Joaquim foram aprovadas por franceses que perceberam o potencial do terroir.

Afirmou um deles:

um dos grandes lugares do mundo para se plantar uvas para produção de vinhos de qualidade”

A pedido dos proprietários, o enólogo Jean Piere Rosier trouxe as primeiras mudas da França e que foram primeiramente plantadas em 1998. Atualmente 5 hectares de terra estão ocupados com mais de 100 castas que são monitoradas de perto, constantemente para identificar as de maior potencial no local. A produção se distribui por 45 hectares e já soma 260 mil garrafas/ano.

A implantação da produção leva em consideração todos os elementos do terroir como ventos, localização, solo, altitude e umidade para cada tipo de uva.

O inverno rigoroso da região permite a colheita tardia, que permite vinhos bem estruturados e de vida longa.

Dentre os 13 produtos distribuídos pela vinícola, os tintos Innominable e Além Mar são dos melhores vinhos nacionais que já encontramos.

Descrição do Innominabile pela Villagio Grando:

Innominabile, esta é a única forma de descrever este maior símbolo de uma nova era nos vinhos brasileiros. Innominabile significa algo a que não se pode denominar, e é desta forma que este vinho lhes apresenta este novo terroir. Um terroir que nos permitiu fazer um corte de 7varietais: cabernet franc, cabernet sauvignon, merlot, malbec, pinot noir, petit verdot  e marselan, corte de barricas francesas de três bosques distintos e uma guarda para evolução anual de 20% sempre acrescentada nas safras seguintes e um estilo todo francês de se produzir. Assim podemos dizer que dentro dele temos um vinho de 80% sendo de guarda e 20% dele pronto para beber, ou seja um vinho que pode-se beber já ou esperar ele melhorar ainda mais em garrafa.

Este realmente é um dos tintos de melhor resultado em terras brasileiras.

Já o Além Mar é a união do conhecimento de um dos melhores e mais experientes enólogos do Mundo (Antonio Saramago), com o terroir diferenciado. O corte de Canernet Franc, Malbec e Merlot estará pronto realmente depois de 6 anos de garrafa!

Parabéns a estas duas vinícolas que produzem no Brasil vinhos de excelência.

Sair da versão mobile