A organização do evento intitula a ação como a “Experiência Chile”. Na verdade este se configura como um dos mais importantes eventos enófilos da America Latina, pois o Chile e São Paulo reúnem características únicas no mercado. São Paulo é o maior mercado consumidor e o Chile o maior exportador de vinhos para o Brasil, desde 2002. Aliás os chilenos são os principais produtores e exportadores de vinhos Premium do Novo Mundo.
Durante o Tasting, 37 produtores apresentaram climas únicos e solos distintos em diferentes “terroirs” da geografia extraordinária do Chile, com influências costeiras e andinas na produção de seus rótulos.
O evento aconteceu no excelente Unique Hotel, que ofereceu espaço adequadíssimo, qualidade nos alimentos de suporte aos visitantes e serviço impecável, as reposições constantes foram feitas sempre com sorriso no rosto dos organizadores e funcionários do evento.
Para nós do Olhar Turístico os destaques degustados nesta oportunidade foram:
Lota 2010
Vale: Maipo
Variedade: 77% Cabernet Sauvignon / 23% Merlot
Este vinho é produzido pela Viña Cousiño Macul, que é a única entre as estabelecidas no século XIX a continuar nas mãos da família fundadora. De acordo com os produtores, os vinhos da vinícola são autenticamente chilenos e expressam o sabor único do Vale do Maipo.
O Lota 2010 é considerada por críticos importantes como a melhor mescla tinta do Chile.
Red Blend Gran Reserva 2015
Vale: Maipo
Variedade: 50% Cabernet Sauvignon / 30% Carmenere / 13% Sirah / 7% Petit Verdot
Dois mundos em vinhos únicos. Esta é a integração percebida no Red Blend, com filosofia de produção mais européia e relevantes pesquisas da equipe e da família Zonin, prestigiados produtores italianos.
Encierra Vineyard Reserve 2015
Vale: Colchagua
Variedade: 40% Carmenere / 30% Cabernet Sauvignon / 16% Syrah / 10% Petit Verdot / 4% Mouvedre
Porel 2015
Vale: Colchagua
Variedade: 50% Carmenere / 25% Syrah / 25% Petit Verdot
A família Eyzaguirre-Echenique foi uma das pioneiras na produção de vinhos no Chile, pois trouxe em 1765 as primeiras variedades trazidas da França para o Colchagua. Depois de uma trajetória de sucesso, incluindo parceria com a Les Domaines Barons de Rotschild (Lafitte), a família manteve privilegiados hectares de onde saem vinhos incríveis desde o início deste século.
Odfjell – Premium Organic Wines
Aliara 2012
Vale: Central
Variedade: Carignan / Syrah / Malbec
Orzada Carignan 2016
Vale: Maule
Variedade: Carignan
Orzada Cabernet Sauvignon 2016
Vale: Maipo
Variedade: Cabernet Sauvignon
Armador Cabernet Sauvignon 2016
Vale: Maipo
Variedade Cabernet Sauvignon
A sustentabilidade é a marca principal destes vinhos produzidos por família de armadores noruegueses.
Os vinhos são orgânicos e produzidos em vinhedos certificados orgânicos e biodinâmicos.
Gran Reserva Frida Kahlo Edición Limitada 2016
Vale: Colchagua / Apalta
Variedade: Carmenere
A Viña Carmen é mais experiente vinícola do Chile, com mais de 160 anos, de porte mundial (presente em mais de 50 países) acrescentou sua grande diversidade de vinhedos nas melhores regiões e foi uma das responsáveis pela redescoberta da uva Carmenere, atualmente uma das principais castas do Chile e considerada um sucesso enológico.
Casa Silva Microterroir de Los Lingues 2011
Vale: Colchagua
Variedade: Carmenere
Eleita como a melhor vinícola do Chile em várias ocasiões, a Casa Silva foi considerada a 17ª entre as melhores do Mundo pelo “Ranking World Wines & Spirits 2017”. A família proveniente de St. Emilion, na França e já em sua quinta geração, se especializou em identificar novos terroir no Vale do Colchagua.
Elementos 2014
Vale: Maipo
Variedade: Cabernet Sauvignon / Petit Verdot / Carmenere / Petit Syrah
Os vinhos da Viña Echeverria tem como principal objetivo a preservação das qualidades naturais e as intensas características varietais de suas uvas.
No Elementos 2014 é utilizada a Petit Syrah, uma casta já quase não mais produzida na França e que deriva do cruzamento da Syrah com a Peloursin. Uma de suas principais características é proporcionar bom potencial para envelhecimento, além de cor escura e taninos saborosos.
Cornellana Icon 2009
Vale: Cachapoal
Variedade: 60% Carmenere / 21% Cabernet Franc / 11% Syrah / 8% Cabernet Sauignon
O Vale do Cachapoal pode ser considerado terra de Cabernet(s)e Carmenere(s) e o legado deixado para a 6ª geração da Viña La Rosa, atualmente com 600 hectares é o de produzir vinhos finos de classe mundial.
Enclave 2011
Vale: Pirque (Maipo Alto)
Variedade: Cabernet Sauvignon
A Viña Ventisquero é caracterizada por uma trajetória de ousadia e extremos que romperam os limites do mapa do vinho chileno. Seus vinhos remontam ao passado vitivinícola do Chile e influenciam as tendencias da produção atual.
O toque mentolado que é característico em muitos vinhos chilenos também faz parte deste excelente Cabernet Sauvignon, que aliás leva 86% desta casta, ainda acompanhada de Cabernet Franc, Carmenere e Petit Verdot provocando grandes taninos e textura única.
Neyen 2011
Vale: Apalta
Variedade: 50% Cabernet Sauvignon / 50% Carmenere
A Viñedos Veramonte de González Byass inclui propriedades nas melhores Denominações de Origem do Chile. O Apalta detém alguns dos mais antigo vinhedos do Novo Mundo. Os Neyen são produzidos de forma natural em propriedades consistentemente classificadas entre as melhores com certificação orgânica.
Parabéns à Wines of Chile e aos excelentes produtores pelo trabalho. São Paulo está sempre de braços abertos para o Vinho Chileno!