Porque São Paulo comporta uma feira internacional de vinhos?
São Paulo é o principal mercado consumidor de vinhos do Brasil, segundo o IBRAVIN. De acordo com a ABRASEL, existem em São Paulo mais de 80.000 estabelecimentos que trabalham com vinhos e mais de 600.000 no Brasil. Em relação às vendas, segundo IBRAVIN, apesar da crise, o Brasil teve um crescimento de quase 6% nas vendas de vinho no último ano. Isso traz uma visibilidade maior do mercado brasileiro para as grandes potências de vinho da América Latina e do mundo.
As feiras de negócios são grandes impulsionadoras para todos os setores e o vinho não fica fora desta premissa que precisa ter suas qualidades, aromas e sabores ressaltados, detalhes que fazem toda a diferença para a comercialização. Além da vitrine para o produtor, elas também criam uma rede de conexão entre o comerciante e seu público.
Em três dias, a São Paulo International Wine & Cachaça Trade Fair recebeu mais de dois mil compradores qualificados e gerou R$ 5 milhões em novos negócios
Vamos aos vinhos de destaque:
Uvas: Syrah 50% / Garnacha 50% (12 meses de barrica de carvalho francês)
Vinhedos de Russel – Maipú, a 800 mts de altitude com 10 anos de idade que produzem de forma orgânica e sustentável.
O vinho encorpado e co-fermentado tem cor púrpura escuro e traz aromas de especiarias e chocolate, na boca apresenta volume e complexidade de sabores que incluem ameixa e mirtilos, com final prazeroso.
Uvas: Malbec / Merlot / Cabernet Sauvignon / Cabernet Franc
Vinhedos da região de Tupungato
Um Malbec argentino robusto, com muita fruta e taninos aparentes, porém fácil de beber com sabores frutados de cerejas vermelhas.
Os vinhos regionais produzidos sob os céu mais iluminados do Hemisfério Sul dão origem a um terroir mediterrâneo, semi-deserto de influência marítima, único em Chile. As condições climáticas somadas à altitude do vales permitem a produção de vinhos de características exclusivas. Os frutos de climas desérticos desenvolvem melhor seus aromas que os climas tropicais. O mesmo se aprecia no vinho que alcança aromas intensos e cor profunda.
Estes vinhos começaram a ser produzidos em Mendoza ao final de 1800.
A premissa da Huarpe Wines é elaborar vinhos de qualidade superior em pequenas quantidades.
Huarpe Agrelo 2011
Uvas: 80% Malbec / 20% Cabernet Sauvignon
Envelecido 14 mses em barrica de carvalho, tem cor granada e aromas de cerejas pretas e vermelas, pimenta preta e notas de chocolate. Na boca apresenta grande corpo e persistência. Acidez e taninos equilibrados.
Medalha de Ouro em 2012 com 94 pontos no Argentine