Este território estende-se por mais de 100 km do sudeste a noroeste, saindo da fronteira da Alsácia (França) em direção à região vinícola de Rheinhessen.
A tradição das vinícolas dessa região é garantia de qualidade e custo benefício. Entre elas, a Weingut H. Pfaffman criada no ano de 1.616, mantém a tradição familiar passando a arte do negócio de pai para filho há 17 gerações. A vinícola faz ainda colheita manual das uvas para vinhos de qualidade superior (Prädikatsweine).
A vinícola Kloster Heilsbruck (convento de Heilsbruck) possui por sua vez um grande diferencial: o cultivo das uvas entre os muros do convento, o que traz uma série de vantagens à uva, como mais calor e proteção contra tempestade e vento. Isto resulta em uma qualidade superior e preservação do aroma.
A diversidade varia entre vinhos brancos e tintos de tipos secos, semi – secos e suaves, sem contar com os rótulos de barrique, que são aqueles que ficam pelo período mínimo 12 meses em tonéis de carvalho antes de serem engarrafados. Dentre os tipos de uva encontramos Gewürztraminer, Pinot Gris, Muskateller, Pinot Noir, e a tradicional Riesling.
Particularmente os vinhos Gewürztraminer e Muskateller harmonizam muito bem com pratos apimentados.
Veja festival de Harmonização destes vinhos em agosto em www.olharturistico.com.br
Restaurantes de diferentes nacionalidades oferecem menu degustação especialmente desenvolvidos para esta inédita oportunidade gastronômica.