A organização deu um show. Tudo funcionando, todos extremamente simpáticos e atenciosos. Todos quer dizer funcionários, organizadores, importadores e produtores. O resultado foi um programa delicioso, onde pudemos conhecer muitos rótulos e reencontrar outros já conhecidos e consagrados.
O material disponibilizado na feira trazia não apenas as descrições dos produtores e vinhos, mas também posicionava os produtores e os vinhos no mapa de Portugal para que os visitantes pudessem ter maior facilidade de diferenciar os muitos sabores e aromas dos vinhos Portugueses.
As sessões de degustação eram interrompidas a cada duas horas de forma a não sobrecarregar os produtores, nem causar mal estar em nenhum visitantes por abuso na degustação.
O local foi excelente. Um dos principais e mais modernos shoppings de São Paulo abrigaram o evento e proporcionou não apenas conforto aos visitantes mas também contemplação de sua varanda para a cidade de São Paulo. O evento ocupou dois andares e vários setores do amplo espaço destinado aos vinhos.
A quantidade de produtores também surpreendeu. Mais de 60 produtores, com inúmeros rótulos cada um e apresentando produtos de vinhas velhas, de métodos revolucionários, de castas únicas e tudo o mais que por vezes, só Portugal pode oferecer. Neste evento dava para se perder entre tantos vinhos. Vinhos tintos, brancos, verdes, do Porto, espumantes…
A qualidade dos vinhos também é indiscutível. O vinho Português se consolida como um dos melhores do Mundo, com avanços significativos no desenvolvimento e produção.
Vinhos já consagrados no Brasil como os Cartuxa Colheita Tinto 2013 (Alfrocheiro, Alicante Bouschet, Aragonez e Trincadeira), que com estágios em barrica e em garrafa é considerado um dos Top 50 Melhores Vinhos de Portugal para o Brasil e atingiu 93 pontos na Wine Entusiast.
As boas surpresas foram muitas. Até porque são muitas as regiões vinícolas de Portugal e que cada vez mais apresentam vinhos diferenciados.
Um exemplo foi a Adega de Cantanhede, o maior produtor da Bairrada que além de tintos e brancos trouxe vários espumantes para o evento. Espumantes de grande qualidade como os Marquês de Marialva:
- Cuvée 2011 – Espumante branco Bairrada DOC (Arinto e Baga)
- Baga Blanc de Noir 2014 – Espumante branco Bairrada DOC (Baga)
- Blanc de Blancs – Espumante branco Beira Atlântico IGP (Arinto, Bical e Maria Gomes)
O acesso ao conhecimento também ficou facilitado pela presença de muitos sommeliers e produtores disponíveis para apresentações e informações sobre os vinhos. Foi o caso de Dirk Van Der Niepoort que nos deu uma aula sobre um dos melhores vinhos brancos Portugueses da atualidade, o Redoma Reserva Branco.
Outro grande nome dos vinhos de Portugal que estava atendendo os visitantes, a lenda Luís Pato apresentou seus vinhos de Casta Baga domesticada, de sabor contagiante e reconhecidos como o Pato Rebel (90% Casta Baga, 9% Touriga Nacional e 1% Bical), um vinho aromático e de taninos suaves.
Grandes vinhos num grande evento! Esperamos ansiosos por 2018!