Vários importadores expuseram seus rótulos e ofereceram para degustação a centenas de jornalistas numa noite de muito aroma, sabor e histórias.
Na entrada do evento taças são entregues aos visitantes para experimentar os mais valiosos vinhos daquelas regiões da Terrinha.
O Vinho do Porto é um vinho natural, fortificado e dotado de maior teor alcoólico, originário da região do Douro. O vinho é produzido exclusivamente com uvas tintas da região do Douro. A cidade do Porto serviu de inspiração para o nome, pois de lá é exportado desde o século XVII para todo o Mundo.
Além da fermentação interrompida, o vinho do Porto tem seu principal diferencial no terroir da região do Douro, com clima e castas ideias para sua criação.
Em sua maioria os vinhos do Porto são doces e de três tipos principais.
O Porto Branco é jovem e frutado e é categorizado como seco, meio-seco e doce.
O Porto Ruby é muito frutado, de cor escura, com sabor de frutas vermelhas e características jovens.
O Porto Tawny tem tons mais claros que os vinhos tintos, com sabor de frutas secas. Quanto mais envelhecidos, mais aromas de frutas secas e madeira, tostado, café, chocolate, mel…
Veja alguns dos rótulos degustados pelo Olhar Turístico durante o evento:
O Taylor Chip Dry é um vinho do Porto Branco Seco, sugerido para abrir o apetite, enquanto estiver esperando uma mesa em um restaurante ou de entrada, servido gelado. Em Portugal também é consumido em drink chamado Portônica, parecido com o gin tônica.
Receita do Portônica:
- 50% Chip Dry
- 50% Tônica
- Hortelã
- Gelo
.
Manoela domina a boca, um dos melhores da noite!
Vinho de vinha de 35 anos, em meio as vinhas centenárias, feito com uvas pisadas em lagar, tem taninos arredondados e bom volume.
Em entrevista com os profissionais, soubemos que a Real Companhia Velha é a mais antiga produtora de Porto, com 260 anos e responsável pela demarcação da região do Douro.
Dica de uso dos vinhos que precisam respirar, como o Vinhas Velhas Reserva:
“Abre a garrafa em casa, coloque o vinho no decanter e deixe por 2 horas. Devolva na garrafa e leve para o restaurante.”
Agradecemos mais uma vez pelo convite para mais um super evento de degustação dos vinhos Portugueses, sem dúvida nenhuma, dos melhores de todo o Mundo. Após as degustações do Tejo, Alentejo e agora Porto e Douro, fica difícil decidir qual a melhor região, o país é um dos mais ricos em terras para vinho no planeta. Parabéns ao produtores e importadores dos vinhos Portugueses!
Para nós é uma tarefa das mais prazerosas degustar e promover os vinhos de Portugal, pois o nível de qualidade dos vinhos não permite erros. É só escolher certo, de acordo com a ocasião.
Além de tudo, as degustações são momentos de network e descontração.