Já não é de hoje que os vinhos nacionais fazem sucesso no exterior.
Recentemente duas vinícolas do Sul do país foram contempladas com outras importantes premiações.
Casa Valduga
Realizado na cidade de Bourg, próximo à região de Bordeaux, o concurso Citadelles Du Vin é um dos mais prestigiados do mundo e atende às demandas de duas importantes instituições — O.I.V (Organização Internacional da Vinha e do Vinho), organização científica e técnica intergovernamental no domínio da vinha e do vinho, e VinoFed, federação que reúne as maiores competições internacionais patrocinadas pela OIV.
Foi nesse concurso que a Casa Valduga conquistou Medalha de Ouro com o vinho tinto Terroir Exclusivo Marselan.
A premiação reúne um júri composto por enólogos, sommeliers, compradores, críticos e jornalistas especializados de mais de 20 nacionalidades diferentes que, na edição de 2022, degustou às cegas cerca de 832 amostras de 24 países diferentes e concederam a condecoração à Casa Valduga.
“Conquistar essa medalha no país que tem o vinho como um importante elemento cultural comprova toda a nossa vocação vitivinícola e mostra que o brasileiro tem à sua disposição rótulos de excelente qualidade”, comemora Eduardo Valduga, diretor da Casa Valduga.
Vinícola Garibaldi
E não foi só a casa Valduga que conseguiu alcançar o reconhecimento lá fora.
O Espumante Garibaldi Moscatel é bicampeão no mais prestigiado concurso de vinhos da América Latina, o chileno Catad’Or World Wine Awards.
. “Nosso moscatel tem por característica ser um produto adocicado, porém equilibrado. Há harmonia entre açúcares e acidez, tem leveza e aromas muito intensos e finos”, analisa o enólogo chefe da cooperativa, Ricardo Morari.
O Espumante Garibaldi Moscatel é elaborado a partir de um blend de uvas Moscato — Branco e Giallo — pelo método Asti, cujo diferencial desse processo é a ocorrência de uma única fermentação em sua elaboração, realizada em tanques. Ele apresenta coloração clara com reflexos esverdeados, enquanto no olfato são percebidos aromas com notas de melão, maçã verde, flores brancas e um toque de mel. Em boca, é suave e cremoso, com acidez equilibrada e refrescante. Sua harmonização é indicada no acompanhamento de frutas frescas, frutas em calda, sorvetes, bolos, canapés, queijos e patês.